Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Em visita ao Legislativo, embaixador palestino fala sobre a necessidade de paz no Oriente Médio

04/07/2012 17h50 | por Rodrigo Rossi
Embaixador da Palestina no Brasil, Ibrahim Alzeben, fala durante o Grande Expediente.

Embaixador da Palestina no Brasil, Ibrahim Alzeben, fala durante o Grande Expediente.Créditos: Nani Gois/Alep

Embaixador da Palestina no Brasil, Ibrahim Alzeben, fala durante o Grande Expediente.
O embaixador da Palestina no Brasil, Ibrahim Mohamed Khalil Alzeben, utilizou o Grande Expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (4), para apresentar aos parlamentares a situação envolvendo o Estado da Palestina, que vive questões políticas e sociais turbulentas pelo não reconhecimento da sua independência em relação ao território de Israel, além de buscar manifestações de apoio para referendar a nova situação frente à Organização das Nações Unidas (ONU). No seu discurso, ele ressaltou a necessidade de se estabelecer a paz e a solidariedade entre os povos, lembrando da situação histórica da Palestina e da sua recente aclamação como patrimônio da humanidade.
“É gratificante estar na Casa do povo. A ação solidária é muito importante, e a voz solidária do Paraná faz diferença. É um ato de justiça histórica e de soberania, além de solidariedade. Este gesto nasce de um país livre e soberano como o Brasil. Portanto, viemos explicar e apresentar a posição palestina neste processo. A posição oficial israelense está dificultando a situação de paz entre os dois povos, então venho para explicar esta realidade”, afirmou Alzeben.
Para o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdir Rossoni (PSDB), que recebeu o embaixador e sua comitiva no gabinete da Presidência, integrada também pelo diretor da Federação Árabe Palestina do Brasil (Fepal), Ualid Rabah, a conversa foi extremamente produtiva para se compreender o processo histórico daquele Estado, além de oportunizar a manifestação de apoio por parte da Casa. “É um momento importante da Assembleia em receber a visita de um embaixador de um país que luta pelo seu reconhecimento. E os brasileiros têm por costume valorizar a cultura da paz. Haverá uma moção à causa deste povo por parte do Legislativo paranaense”, disse Rossoni.
Reconhecimento – O Brasil reconheceu o Estado da Palestina em 2010, assim como outros 138 países, dos 193 que compõem a ONU. Segundo o deputado Ênio Verri (PT), que formulou o convite para que o embaixador Alzeben visitasse o Legislativo, existe urgência em se respeitar a independência e a soberania do povo palestino. Uma moção de apoio neste sentido foi apresentada e aprovada na sessão desta quarta-feira, subscrita pelos deputados da bancada do PT e pelo deputado Luiz Eduardo Cheida (PMDB), que também apresentaram em conjunto projeto de lei assegurando o dia 29 de novembro como Dia Estadual de Solidariedade ao Povo Palestino. Segundo os deputados, na justificativa da proposta, esta data foi escolhida porque, neste mesmo dia, em 1947, a ONU determinou por meio da Resolução nº 181 que o território da Palestina fosse dividido em duas nações: Israel e Palestina. “Por isso, consideramos a visita do embaixador da Palestina no Brasil a esta Assembleia Legislativa como uma missão de paz. Não existe paz verdadeira sem justiça, não existe paz quando populações inteiras são subjugadas e impedidas de decidir livremente sobre seu destino”, afirmou Enio Verri.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação