Encontro de Prefeitas e Prefeitos Eleitos teve saldo positivo para todos Participantes do evento destacam o sucesso da programação, que aproximou os gestores municipais das demais instâncias governamentais.

02/12/2016 16h35 | por Jaime S. Martins
Governador Beto Richa (PSDB) e presidente da Alep, Ademar Traiano (PSDB), destacam o sucesso do evento para prefeitos e prefeitas eleitos.

Governador Beto Richa (PSDB) e presidente da Alep, Ademar Traiano (PSDB), destacam o sucesso do evento para prefeitos e prefeitas eleitos.Créditos: Dalie Felberg/Alep

Governador Beto Richa (PSDB) e presidente da Alep, Ademar Traiano (PSDB), destacam o sucesso do evento para prefeitos e prefeitas eleitos.


O Programa de Estudos Avançados para Líderes Públicos – Encontro de Prefeitas e Prefeitos Eleitos do Paraná, que reuniu mais de 370 prefeitos e vice-prefeitos, eleitos e reeleitos, além de gestores públicos, teve um balanço positivo na avaliação dos participantes.

Para o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano (PSDB), reunir em um único espaço todos os setores do Governo do Estado, a Assembleia Legislativa, SEBRAE e entidades não governamentais e representativas, permitiu que os prefeitos, que tomam posse em janeiro, pudessem conhecer os programas de Governo, assistir palestras de gestão e administração pública e poder trocar experiências com os demais gestores.

“Foi um momento muito importante para o municipalismo do estado do Paraná. A presença de ministros de Estado, nada mais nada menos, reafirma a segurança absoluta de que o Paraná está vivendo um novo tempo, em relação à República. Essa relação estreita e republicana construída pelo governador Beto Richa com o Governo Federal vai propiciar ao Paraná a liberação de muitos recursos para nossos municípios”, relatou. “A Assembleia aqui foi mais uma demonstração de respeito aos nossos prefeitos, porque a vida do municipalismo está ligada à participação efetiva dos deputados estaduais, que fazem a ponte entre o Governo e os municípios. O nosso objetivo de estreitar esse contato com os municípios foi atingido. Assim poderemos contribuir ainda mais para que os prefeitos possam fazer grandes investimentos”, completou.

O governador Beto Richa (PSDB) frisou a importância do ajuste fiscal feito pelo Paraná em 2015, que lhe permite agora estar em uma situação confortável para ajudar os municípios. “O Estado, mais do que nunca, é parceiro dos municípios, e neste momento de crise podemos socorrer os municípios, justamente porque fizemos a lição de casa com o ajuste fiscal”, disse o governador. Sobre o evento, Beto Richa faz um balanço positivo, diante da presença de quase dois mil participantes, além de ministros de Estado e a secretária do Tesouro Nacional, Ana Paula Vitali Janes Vescosi. “Todos dando orientações e a sua contribuição aos prefeitos do Paraná. Estou muito feliz e o evento foi coroado de muito sucesso”.

A secretária do Tesouro Nacional, que fez uma palestra com o tema “Gestão Financeira: Responsabilidade Fiscal e Social”, disse que atitudes como a deste evento são necessárias para que todos possam ter um diagnóstico dos municípios e partir em defesa de uma agenda em comum, para o benefício de todos. “Acho que essa inciativa pode ser exemplo para os demais estados, para o país. Acho que é assim que se constrói o consenso, com um bom diagnóstico, e nos alinhamos para partir em defesa dos municípios, em defesa de uma agenda que acredito ser importante para o Brasil nesse momento: voltarmos a crescer e organizar as finanças públicas, enfim, para atendermos mais a sociedade”.

Espaço Assembleia – A Assembleia Legislativa teve um espaço reservado para atender aos prefeitos, onde foram instalados os gabinetes da Presidência e da 1ª Secretaria. No local, os prefeitos puderam conhecer as ações desenvolvidas pela Alep, como as visitas guiadas dos estudantes ao Legislativo; o “Guia do Cidadão”, uma cartilha elaborada pela Assembleia Legislativa em parceria com o Governo do Estado e com o Ministério Público estadual para incentivar a formação cidadã de crianças e adolescentes; o projeto “Assembleia no Enem”, que disponibiliza pela TV Assembleia e pela internet aulas gratuitas de preparação para o Enem. Aos prefeitos também foram apresentados dois novos programas para 2017, um de rádio e o outro da TV. Com o “Fala Prefeito”, que será produzido pela TV Assembleia, os prefeitos terão oportunidade de mostrar aos paranaenses as ideias e projetos que desenvolvem, apresentando aspectos importantes e interessantes sobre os respectivos municípios. Também receberam orientações sobre como a Alep pode contribuir com os municípios na busca por recursos junto aos governos estadual e federal.

Para o prefeito de Salgado Filho, Helton Pfeiffer, que recentemente participou de um evento similar em Brasília, este Encontro de Prefeitos e Prefeitas foi essencial para complementar as informações para uma boa gestão. “O evento reforça que a gente realmente precisa, além do que já vem trabalhando com responsabilidade e determinação, fazer uma boa gestão, com uma equipe administrativa muito forte nesses próximos quatro anos. ”

Pfeiffer também considerou importante a iniciativa da Assembleia em abrir as portas para os prefeitos, com a inclusão de novos programas para mostrar o que eles estão fazendo nos municípios, além de intermediar, através dos deputados, os contatos com o Executivo. “É programa essencial e importante para os municípios. Além de divulgarem os eventos, os municípios estarão sendo mais conhecidos no estado. Também vai servir para que a gente possa divulgar ações que poderão ser úteis para outros municípios, do mesmo modo que poderemos acompanhar ações de outros municípios que poderão ajudar o nosso”.

Evento - Durante os três dias de evento em Foz os participantes tiveram o conhecimento de como proceder na busca por recursos junto ao Governo Estadual e Federal, visto que o Encontro contou com a participação de dois ministros, o da Saúde, Ricardo Barros, e das Cidades, Bruno Araújo. Entre os diversos temas abordados, destaque para “Desafios e Soluções para os Municípios”, “Responsabilidade Fiscal e Social”, “Os primeiros 100 dias de Governo – Do Discurso à Prática”, “A Saúde e o Desenvolvimento”, a “Importância do Crédito para o Fortalecimento da Economia Local”, e o “Desafio do Líder no Tempo Atual”. O Encontro foi realizado pelo Governo do Paraná, SEBRAE e Fomento Paraná, com apoio da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).

 

Ouça o Podcast relacionado


Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação