Entidades cobram fim dos rótulos aos portadores de Síndrome de Down Grande Expediente foi usado para reforçar ações de conscientização contra o estereótipo e pela inclusão.

25/03/2024 16h28 | por Ana Luzia Mikos
"Desconstruam suas ideias incapacitantes e nos valorizem como pessoas. Chega de rótulos, diga não ao capacitismo, juntos pela inclusão”, discursou a publicitária e influencer Luiza de Lucena Godoi Acosta.

"Desconstruam suas ideias incapacitantes e nos valorizem como pessoas. Chega de rótulos, diga não ao capacitismo, juntos pela inclusão”, discursou a publicitária e influencer Luiza de Lucena Godoi Acosta.Créditos: Orlando Kissner/Alep

"Desconstruam suas ideias incapacitantes e nos valorizem como pessoas. Chega de rótulos, diga não ao capacitismo, juntos pela inclusão”, discursou a publicitária e influencer Luiza de Lucena Godoi Acosta.

O Grande Expediente da Assembleia Legislativa do Paraná foi usado para pedir o fim dos rótulos às pessoas com Síndrome de Down. ‘Chega de estereótipos, abaixo o capacitismo’, foi o tema escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para a campanha deste ano como forma de incentivar a inclusão.

Para falar sobre o assunto, ocuparam a tribuna a presidente da Federação Paranaense das Associações de Síndrome de Down (Fepasd), Liana Lopes Bassi, e a representante da entidade e diretora da Associação DownLoAd, Luiza de Lucena Godoi Acosta, reforçando as ações relativas aos Dia Mundial da Síndrome de Down, comemorado em 21 de março.

Estima-se que no Brasil exista aproximadamente 300 mil pessoas com Síndrome de Down. O objetivo é conscientizar a população sobre a inclusão e promover a discussão de alternativas para aumentar a visibilidade social de pessoas com Down e criar oportunidades”, justificou a deputada Luciana Rafagnin (PT), representando o deputado Arilson Chiorato (PT), proponente da agenda. 

“É um tema escolhido para ser debatido no mundo inteiro, porque costumeiramente as pessoas com deficiências intelectuais são consideradas atrasadas e são vistas como incapazes. E hoje nós temos visto que, quando bem estimuladas e, por meio de políticas públicas, têm acesso às fisioterapias, terapias ocupacionais e todas as estimulações necessárias, essas pessoas conseguem avançar. Estamos aqui para dizer que esses rótulos precisam cair. E não só os entes públicos, mas também a sociedade precisa dar mais oportunidade para as pessoas com Síndrome de Down e outras deficiências”, defendeu Liana Lopes Bassi.

“Sempre acreditei em mim mesma, no meu potencial, sabendo que eram os estereótipos que me limitavam, o defeito estava no olhar deles e não na minha condição. Provei ser capaz. Essa frase não é minha, é de milhares de pessoas com Síndrome de Down, que passam por isso e são rotuladas como incapazes. Desconstruam suas ideias incapacitantes e nos valorizem como pessoas. Chega de rótulos, diga não ao capacitismo, juntos pela inclusão”, discursou a publicitária e influencer Luiza de Lucena Godoi Acosta.

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação