Personalidades da igreja, da televisão, do esporte, do direito, da política, foram homenageadas na manhã desta sexta (18), no Palácio Iguaçu, em Curitiba, com a Ordem Estadual do Pinheiro, a mais alta honraria concedida pelo Governo do Paraná às pessoas, cada qual na sua área, que se destacaram na carreira, trabalho e na vida. Entre elas, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSDB) e o 1º secretário, Plauto Miró Guimarães (DEM). Todos os anos, perto da data em que o Paraná completa aniversário de emancipação política (e este ano serão 162 anos), o 19 de dezembro, o governador presta essa homenagem.
Ademar Traiano foi o primeiro dos 42 homenageados desta edição do prêmio. Recebeu a honraria, porque tem mais de trinta anos de vida pública. Começou vereador, em Santo Antônio do Sudoeste, e tem sete mandatos como deputado estadual.
(sobe som)
O presidente Traiano ficou bastante emocionado após receber a Ordem Estadual do Pinheiro. E nem poderia ser diferente. 2015 foi um ano especial para ele.
(Sonora)
Plauto Miró também se sentiu honrado com a homenagem. Ele também tem uma longa história na vida pública e exerce a função de 1º secretário da Assembleia pela terceira vez.
(Sobe som)
(Sonora Plauto em seguida)
O governador Beto Richa mencionou os parlamentares em seu discurso, lembrando que começou deputado, além de ter uma estreita parceria com o Legislativo, fortalecida ainda mais em 2015.
(Sobe som/Beto Richa)
Entre os homenageados, estavam ainda o prefeito de Assis Chateaubriand e presidente da Associação dos Municípios do Paraná, Marcel Micheletto, o apresentador de TV, João Dória Júnior, o jornalista Nílson Monteiro, o arcebispo de Curitiba, Dom José Antônio Peruzzo e o jurista Ives Gandra, que discursou em nome dos homenageados e mais tarde, falou com exclusividade à Rádio Assembleia, emocionado por estar no Paraná e pela homenagem. Ives Gandra é um dos maiores juristas do país; advogado tributarista, professor, escritor e, entre tantos outros títulos, é doutor honoris causa pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).
(Sonora)