Escola do Legislativo divulga o número de participantes por instituição para a 5ª edição do Parlamento Universitário O cálculo foi realizado de acordo com a proporção de inscritos e participação no treinamento obrigatório de cada entidade.

27/06/2023 11h16 | por Jaime S. Martins
De acordo com a Escola do Legislativo, a seleção final dos estudantes será realizada pela instituição de ensino e os nomes serão divulgados no dia 4 de julho.

De acordo com a Escola do Legislativo, a seleção final dos estudantes será realizada pela instituição de ensino e os nomes serão divulgados no dia 4 de julho.Créditos: Orlando Kissner/Alep

De acordo com a Escola do Legislativo, a seleção final dos estudantes será realizada pela instituição de ensino e os nomes serão divulgados no dia 4 de julho.

A Escola do Legislativo, da Assembleia Legislativa do Paraná, realizou na noite de quinta-feira (22) o treinamento para todos os 515 inscritos para a 5ª edição do Parlamento Universitário. Em um curso de três horas, eles conheceram o funcionamento do processo legislativo, as funções da Mesa Diretora, das comissões permanentes e outras ações que eles irão desempenhar no programa.

Finalizada a primeira fase do processo (inscrição e treinamento), a Escola realizou o cálculo de distribuição das vagas por Instituição de Ensino Superior (IES). Para esse cálculo foram considerados os números de inscritos de cada entidade e também o número de participantes no treinamento, que era obrigatório. Os estudantes que não participaram do treinamento estão desclassificados da próxima etapa, que é a seleção final daqueles que integrarão a 5ª edição do PU.

“Terminamos uma primeira etapa. Agora, cada instituição vai fazer a seleção dos alunos. São 54 vagas de deputados universitários titulares e outras de suplentes e governador universitário, que depois vão fazer a simulação, votando como se fossem deputados, falando da tribuna, exercendo cargos nas comissões e como líderes partidários. Espero que seja um programa bastante proveitoso para esses alunos”, declarou o diretor Legislativo da Assembleia e diretor da Escola do Legislativo, Dylliardi Alessi.

De acordo com o cálculo de proporcionalidade, a participação de cada Instituição ficou assim definida para os deputados universitários titulares:

Unicuritiba – 11; Unibrasil – 6; Unioeste – 6; UEPG – 5; UEL – 5; PUC-PR – 4; Uninter – 4; UFPR – 4; Escola Paranaense de Direito – 2; Estácio – 2; Faculdade Pan-americana – 2; UTFPR – 1; UENP – 1; e UFFS – 1.

Em relação aos suplentes, a Unicuritiba terá direito a três vagas, a Unibrasil, Uninter e Unioeste duas vagas cada, e as demais instituições uma vaga cada

A seleção final dos estudantes será realizada pela instituição de ensino e os nomes serão divulgados no dia 4 de julho.

O Parlamento Universitário ocorre entre os dias 20 e 28 de julho na Assembleia Legislativa do Paraná, em Curitiba.

Números

Nesta edição, o Parlamento Universitário teve o maior número de instituições de ensino superior participantes, foram 14. Ao todo, 515 acadêmicos se inscreveram para participar do programa, de 53 cursos diferentes. Entre os inscritos, 52,82% são mulheres e 47,18% homens. Foram 364 estudantes das instituições de Curitiba e 151 do interior do estado.

Em quatro edições já realizadas, foram 3.500 inscritos e 280 selecionados para participar do programa.

Em 2017, o Parlamento Universitário ganhou o 3º Prêmio Cultural da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (Abel), eleito por unanimidade como o melhor projeto educacional desenvolvido por um Legislativo brasileiro para o público externo.

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação