Escola do Legislativo divulga programação da II Semana Acadêmica Foram selecionados 11 trabalhos acadêmicos; evento será de 29 de setembro a 1º de outubro.

20/09/2021 16h03 | por Vanderson Luiz

II Semana Acadêmica promovida pela Escola do Legislativo acontece de 29 de setembro a 1º de outubro.Créditos: Arte: Vinícius Leme/Alep

A Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná está em contagem regressiva para a realização da II Semana Acadêmica, entre os dias 29 de setembro de 1º de outubro. Foram selecionados 11 trabalhos acadêmicos desenvolvidos por mestrandos e doutorandos da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). O evento será on-line, com transmissão da TV Assembleia e redes sociais do Legislativo.

A abertura será no dia 29 de setembro, às 18h30, com a realização de uma mesa de debates que abordará “O desempenho das Casas Legislativas na Pandemia de Covid-19”, com participação do deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSB), primeiro secretário da Assembleia Legislativa do Paraná; da doutora em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná e professora da Universidade Federal do Maranhão, Isabele Mitozo, e Leonardo Barbosa, doutor em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e pesquisador do Observatório do Legislativo Brasileiro.

A II Semana Acadêmica da Escola do Legislativo terá transmissão ao vivo da TV Assembleia e nas redes sociais da Casa e quem quiser certificado de participação, deve efetuar a inscrição em www.assembleia.pr.leg.br/escoladolegislativo/palestras. No dia dos eventos será necessário assinar a lista de presença, cujo link será disponibilizado durante as apresentações.

A programação - A seguir, confira a programação completa da II Semana Acadêmica da Escola do Legislativo, além da relação e de autores de todos os trabalhos que serão apresentados:

Mesa de Abertura

29 de setembro | 18:30 horas | Ao vivo na TV Assembleia, Youtube e Facebook

“O Desempenho das Casas Legislativas na Pandemia de COVID-19”

Palestrantes: Luiz Cláudio Romanelli, deputado estadual e primeiro secretário da Assembleia Legislativa do Paraná; Isabele Mitozo – Doutora em Ciência Política (UFPR) e Professora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA); Leonardo Barbosa – Doutor em Ciência Política (IESP-UERJ) e pesquisador do Observatório do Legislativo Brasileiro (OLB).

Programação dos Seminários

30 de setembro | 9:30 horas | Ao vivo na TV Assembleia, Youtube e Facebook

- Ciclistas invisíveis: dificuldades no processo participativo e a marginalização da mobilidade ativa nas novas concessões rodoviárias no Paraná

Autora: Mariana Marques Auler (Doutoranda em Políticas Públicas – UFPR) e Yasmim Breckenfeld Reck (Mestranda em Planejamento Urbano – UFPR).

- Infraestrutura verde e Saúde Respiratória nos Espaços Urbanos: O Projeto Cidades Verdes (Green Cities)

Autores: Luciene Pimentel da Silva e Fábio Teodoro de Souza (Pesquisa de pós-doutorado em Gestão Urbana da PUCPR).

- Políticos profissionais em ministérios do Brasil: um estudo exploratório da Nova República

Autores: Rodrigo da Silva (Mestrando); Amanda Sangalli (Mestranda); Nilton Sainz (Doutorando); Gabryela Gabriel (Mestranda), todos em Ciência Política – UFPR.

30 de setembro | 14 horas | Ao vivo na TV Assembleia, Youtube e Facebook

- Políticas Distributivas e Cidade: o comportamento legislativo de vereadores e sua relação com a gestão do espaço urbano na RMC

Autora: Patrícia Sene de Almeida (Mestra em Gestão Urbana – PUCPR)

- Inovações democráticas para conselhos municipais de turismo no Paraná no contexto da Pandemia de Covid-19

Autora: Juliana Ferreira da Silva (Doutoranda em Políticas Públicas – UFPR)

- Uma revisão cientométrica das pesquisas sobre elites políticas

Autores: Adriano Codato (professor), Rodrigo Silva (mestrando), Rafael Perich (mestrando), Maiane Bittencourt (doutoranda) e Mariana Lorencetti (doutoranda), todos em Ciência Política - UFPR

- Outliers são outsiders? Perfil dos Deputados Estaduais “heavy users” de mídias digitais na legislatura de 2019 – 2023.

Fernando Wisse (doutorando em Ciência Política – UFPR), Márcio Giovanni Macedo (mestrando em Ciência Política – UFPR), e Rafael Linhares e Padilha (graduando em Ciências Sociais UFPR).

1º de outubro | 9:30 horas | Ao vivo na Tv Assembleia, Youtube e Facebook

- O planejamento e execução de políticas públicas voltadas para geração de emprego e renda no município de São José dos Pinhais: uma análise baseada nos relatórios da Lei 4.320/64, Plano Plurianual e Lei de Diretrizes Orçamentárias referentes a 2019

Autora: Bianca Valoski (Doutoranda em Políticas Públicas – UFPR)

- Ambição política e sucesso eleitoral dos premiados do DIAP na Câmara dos Deputados do Brasil (2015-2020)

Autores: Gabryela dos Santos Gabriel (mestranda); Nilton Garcia Sainz (doutorando); Amanda Fantato Sangalli (mestranda); Rodrigo da Silva (mestrando). Todos na área de Ciência Política - UFPR.

- O Legislativo e os princípios jurídicos

Autor: Valterlei A. da Costa (Doutorando em Direito do Estado – UFPR).

- Fé na gestão urbana: influência de vereadores contundentes, independentes e ornamentais em uma região metropolitana / o caso RMC

Autora: Gisela Solheid Meister (Doutora em Gestão Urbana – PUCPR).