Escolas de samba campeãs do Carnaval de Curitiba são homenageadas pela Assembleia Legislativa A existência e o crescimento do Carnaval de Curitiba consolidam essa festa popular no calendário de eventos do estado do Paraná.

26/02/2024 20h14 | por Antônio Dilay
Solenidade lotou o Plenarinho da Casa na noite desta segunda-feira (26).

Solenidade lotou o Plenarinho da Casa na noite desta segunda-feira (26).Créditos: Valdir Amaral/Alep

Solenidade lotou o Plenarinho da Casa na noite desta segunda-feira (26).

A Assembleia Legislativa, por proposição do primeiro-secretário, deputado Alexandre Curi (PSD) e do segundo vice-presidente, deputado Ney Leprevost (União Brasil), realizou sessão solene nesta segunda-feira (26) para homenagear as escolas de samba campeãs do Carnaval de Curitiba. O evento contou também com a presença da deputada Flávia Francischini (União) e do deputado Pedro Paulo Bazana (PSD).

O segundo vice-presidente da Assembleia Legislativa, proponente e presidente da sessão solene, deputado Ney Leprevost (PSD) reforçou a importância do reconhecimento das escolas de samba de Curitiba. “Nós temos que prestigiar a arte, prestigiar a cultura e prestigiar todas as válvulas de descompressão social. Os movimentos culturais, a música, a arte, o teatro, o carnaval, são maneiras de agregar ao emocional das pessoas um alívio para o dia a dia estressante que todos vivemos na atualidade. Além disso, é importante resgatar a história. A história de todas as raças, de todas as etnias, de todas as classes sociais, de todos os povos que ajudaram a construir o nosso Brasil”.

“E as escolas de samba de Curitiba, que não têm o luxo do Rio de Janeiro, nem a ostentação das escolas de São Paulo, são escolas que têm muito amor, têm um trabalho muito importante da comunidade e de pessoas. Pessoas humildes que se dedicam o ano inteiro e que inclusive fazem trabalhos voltados para as crianças carentes, ensinando para essas crianças a música, a cultura, uma série de outras atividades. Então, hoje nós estamos aqui para agradecer as escolas de samba da cidade de Curitiba. Eu estive na Marechal de Deodoro no dia do desfile, a avenida estava lotada, mais de 40 mil pessoas compareceram. Foi uma festa com muitas famílias, com gente humilde, sem brigas, todo mundo bem confortável e eu gosto muito do carnaval das escolas de samba de Curitiba por isso”, completou o deputado Ney Leprevost.

O primeiro-secretário e proponente da sessão solene, deputado Alexandre Curi (PSD), comentou sobre o reconhecimento prestado pela Assembleia Legislativa. “ uma grande honra homenagear as escolas de samba de Curitiba. Reconhecimento a essas associações comunitárias que levam todos os anos para a Avenida Marechal Deodoro muita animação, alegria e arte. Elas são fundamentais para a construção da identidade cultural de nossa cidade. Curitiba tem carnaval, sim. E essa sessão solene para enaltecer nossas escolas de samba, expressão maior da nossa cultura popular, é prova disso. ”

Escolas de Samba

A Escola de Samba Acadêmicos da Realeza foi a vencedora do Carnaval de Curitiba 2024. O título foi conquistado após a apuração, na segunda-feira (12/2), das notas dos desfiles das escolas de samba, realizados no sábado e no domingo, na Avenida Marechal Deodoro. A Escola de Samba Mocidade Azul, que levou o troféu no ano passado, ficou na segunda posição, como vice-campeã. Em terceiro ficou a novata Deixa Falar, que em seu segundo desfile já despontou como candidata promissora.

A escola vencedora levou para avenida o enredo Ecos de Zumbi, para enfatizar a presença afro na história da cidade. Já a Escola de Samba Leões da Mocidade foi a mais bem pontuada entre as agremiações do grupo de acesso. Com isso, no desfile do ano que vem estará entre as escolas do grupo especial. A Imperatriz da Liberdade, que ficou em último no grupo especial, vai desfilar no próximo ano entre as escolas do grupo de acesso.

O carnavalesco da escola de samba campeã de Curitiba, Acadêmicos da Realeza, Amil Júnior, comentou sobre a homenagem recebida na Assembleia Legislativa. “As escolas são comunidades, são entidades que atendem as pessoas e esse olhar da Assembleia diz muita coisa para a gente, é com muita honra que a gente recebe essa homenagem. Eu vejo que as escolas de samba de Curitiba estão evoluindo ano a ano. O ano passado a gente viu grandes desfiles, esse ano também grandes desfiles. As escolas daqui têm muito potencial para crescer. Talvez esse olhar também da Assembleia, que é a casa do povo, talvez esse olhar do próprio povo venha a acrescentar ainda mais, abrir portas para as escolas de samba. A gente precisa muito de ter essas portas abertas para a gente conseguir incluir a nossa cultura do samba dentro da comunidade política”.

A mesa formada para o evento ficou composta pelo proponente e presidente da sessão solene, deputado Ney Leprevost (União Brasil); deputado Pedro Paulo Bazana (PSD); vereador de Curitiba e vice-presidente da Frente Parlamentar Municipal do Samba, do Carnaval e das Políticas Públicas, Alexandre Leprevost; diretor Deliberativo da Federação Nacional do Samba e presidente da Liga das Escolas de Samba de Curitiba, Jefferson Pires de Lima de Assis; presidente da escola de samba campeã de 2024, Acadêmicos da Realeza, Paulo Scheunemann; presidente da escola de samba Mocidade Azul, Altamir Jorge Lemos; presidente da escola de samba Deixa Falar, João Bosco Araújo; presidente da escola de samba Leões da Mocidade, Wilson Savio Paulino e a fundadora do Bloco Rancho das Flores, Dona Leomir Lucinda dos Santos.