Estudantes canadenses participam de palestra sobre mobilidade urbana Ele foram recebidos na Assembleia pelo deputado Goura. Durante o encontro os alunos conheceram as experiências realizadas em Curitiba e as políticas públicas.

06/05/2019 13h20 | por Thiago Alonso
Os alunos foram recebidos na Assembleia pelo deputado Goura.

Os alunos foram recebidos na Assembleia pelo deputado Goura. Créditos: Orlando Kissner/ALEP.

Os alunos foram recebidos na Assembleia pelo deputado Goura.

A Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) recebeu nesta segunda-feira (6) cerca de 20 alunos da Universidade de Alberta, do Canadá, para uma palestra sobre mobilidade urbana ministrada pelo deputado Goura (PDT). Goura falou sobre sua experiência de mais de 20 anos no assunto e tratou de temas como ciclomobilidade, ocupação de espaços urbanos e políticas públicas voltadas para o tema. Os estudantes canadenses são alunos dos cursos de geografia e planejamento urbano e estão passando uma temporada de 15 dias em Curitiba para conhecer exemplos locais de mobilidade.

Goura falou sobre seus estudos na área e as experiências como cicloativista e parlamentar, primeiro na Câmara de Vereadores de Curitiba e agora na Assembleia Legislativa. “Curitiba é referência no tema da mobilidade, mas estamos estagnados nos avanços conquistados nos anos 1970 e 1980. Estamos parados no tempo, precisamos nos reinventar”, opinou. Para o parlamentar, o intercâmbio com outras culturas é importante para o avanço do assunto no estado. “Essa troca de experiências serve para oxigenar as ideias. Estamos abertos para isso”, comentou.

Durante sua fala, o deputado tratou sobre as formas de promover políticas públicas sobre mobilidade e relatou aos alunos inovações paranaenses, como as promovidas pelo ex-governador, arquiteto e urbanista Jaime Lerner. Goura contou ainda sobre a experiência em Curitiba de atividades como a Bicicletada, a pintura de ciclofaixas, o Desafio Intermodal, o Arte Bici Mob, e a criação, em 2011, da Associação dos Ciclistas do Alto Iguaçu (Cicloiguaçu).

Ele lembrou também outros avanços importantes, como a realização do 3° Fórum Mundial da Bicicleta, ocorrido em 2014 em Curitiba, a implantação da Área Calma e a construção da Praça de Bolso do Ciclista. Para ele, estes são exemplos da transformação bem-sucedida do espaço público. “O que acontece em Curitiba é replicado em outras cidades, não só do estado, mas de todo o Brasil. Queremos mostrar que ocupar o espaço público é importante para que as pessoas sintam que a cidade pertence a elas”, disse.

Intercâmbio – Norma Müller, professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da Universidade de Alberta, destacou a importância da troca de experiências dos alunos com o parlamento paranaense. “A questão da mobilidade passa pela política. Esta troca é fundamental para a área”, comentou. O programa de intercâmbio coordenado pela professora traz alunos estrangeiros para conhecer pontos turísticos de Curitiba. Durante esta temporada, eles já passaram por parques, ciclovias, cooperativa de separação de lixo, Museu Paranaense, Urbanização de Curitiba (Urbs) e Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc). Durante as visitas, os alunos discutem sobre planejamento urbano, mobilidade, arquitetura e política.