Estudantes começam a se preparar com aulas do Assembleia no Enem 2019 Projeto da Assembleia Legislativa do Paraná em parceria com o Grupo Eureka disponibiliza mais de 500 videoaulas e em agosto realizará um aulão no plenário da Alep.

08/07/2019 17h21 | por Diretoria de Comunicação

Assembleia no Enem: Aula sobre a redação perfeita foi realizada para alunos da cidade de Campo Largo.Créditos: Kleyton Presidente/Alep

Os dias 3 e 10 de novembro serão decisivos para os estudantes que pretendem fazer a avaliação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em 2019. Nestas duas datas serão realizadas as provas de linguagens, redação, ciências humanas, ciências da natureza e matemática que poderão garantir aos estudantes, em sua maioria do Ensino Médio, o acesso à universidade.

Mais uma vez a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) dá a sua contribuição para que esses estudantes possam se preparar, da melhor forma, para as provas, através do Assembleia No Enem, projeto desenvolvido pela Diretoria de Comunicação da Alep em parceria com o Grupo Eureka.

Nesta segunda-feira (08) foi realizada no Colégio Estadual Sagrada Família, na cidade de Campo Largo, uma aula descontraída com dicas para a construção de uma boa redação, a tão esperada e almejada “Redação Nota 1000”.

A aula-conversa foi comandada pelo professor Marlus Geronasso, coordenador do Grupo Eureka, que deu várias dicas para os estudantes, em sua maioria com idades entre 15 e 17 anos, dos 3º e 4º anos do Ensino Médio e Ensino Técnico do colégio.

O colégio Estadual Sagrada Família tem, aproximadamente, 2500 alunos e, neste ano, 300 devem fazer as provas do ENEM.

Aulão – Como acontece desde 2016, está previsto para o mês de agosto um aulão, no plenário da Alep, para mais de 700 alunos. Nesse aulão serão apresentados o conteúdo para as provas do ENEM. Em 2018, com o plenário lotado de estudantes que vieram para o aulão, o presidente da Alep, deputado Ademar Traiano (PSDB), declarou que: “Como resultado de uma parceria com o Eureka estamos propiciando aos alunos conhecerem a Assembleia. A presença de estudantes enriquece a nossa Casa. E desde que assumi a Presidência, escancarei as portas da instituição, principalmente para os jovens. Com este Aulão estamos saindo da retórica e efetivamente contribuindo com a educação do Paraná”, disse.

Desde 2016, quando tiveram início os aulões no Plenário, mais de 2500 estudantes participaram.

Videoaulas - Os estudantes também poderão se preparar utilizando o material disponibilizado pela Assembleia Legislativa no Youtube. Lá estão publicadas mais de 500 videoaulas sobre todo o conteúdo exigido nas provas do ENEM. Essas aulas foram gravadas pela equipe da TV Assembleia com os professores do Grupo Eureka e disponibilizada nos canais do Legislativo e podem ser assistidas no link: https://bit.ly/2XPpwy1.

Apostilas - Também em um site específico, dentro do Portal da Alep, os alunos têm acesso a apostilas com diversos exercícios de provas anteriores do ENEM, inclusive da prova de 2017. (https://bit.ly/2LH8RGo)

Concurso de redação – O ''1º Concurso de Redação'', também desenvolvido pela Diretoria de Comunicação, em parceria com o grupo Eureka, a Secretaria de Estado da Educação e o Centro Universitário Internacional – Uninter, mobilizou cerca de 50 mil alunos do Ensino Médio das escolas públicas de Curitiba. Estudantes das 132 escolas estaduais da capital participaram do concurso que teve o tema: ''Como o cidadão pode participar de maneira efetiva das discussões e da elaboração de projetos de lei na Assembleia Legislativa do Paraná?''.

O projeto – A parceria da Assembleia Legislativa com o Grupo Eureka no projeto Assembleia No Enem já tem cinco anos e rendeu até aqui mais de 500 videoaulas com conteúdo obrigatório para quem participa do Enem. Todo esse material pode ser acessado no site da Alep, em um canal criado pela Diretoria de Comunicação exclusivamente para o projeto.  É só clicar em “Assembleia no Enem” (http://www.alep.pr.gov.br/assembleia_no_enem/), link que tem ainda as apostilas de estudos com o conteúdo das disciplinas exigidas no exame nacional.