A turma do terceiro ano do curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), que visitou a Assembleia Legislativa na manhã desta segunda-feira (7), tinha um único objetivo: conhecer como e onde é produzido o conteúdo da equipe de comunicação da Casa. Antes, os estudantes foram recebidos pelo presidente Ademar Traiano (PSDB), que falou sobre o incremento em abrir as portas da Assembleia para as visitas guiadas de estudantes, desde que a atual Mesa Executiva assumiu, em 2015 e adiantou que a demanda cresceu tanto que, em vez de uma visita por dia, a equipe do cerimonial passou a agendar duas. E para que a população sabia mais de como funciona o Poder Legislativo.
(Sonora)
A próxima parada dos alunos foi a redação da Diretoria de Comunicação. A diretora, Kátia Chagas explicou cada função da equipe de jornalistas, mostrou exemplares do jornal interno “Entre Nós”, destacando os investimentos em comunicação interna; e ressaltou que a interatividade com a população aumentou significativamente nestes quase três anos, com a transmissão das sessões e de parte da programação da TV Assembleia pela página da Casa no Facebook, que o professor de TV, Felipe de Oliveira classificou como uma forma pioneira de comunicação, já que a direção entendeu a importância da linguagem das mídias digitais.
(Sonora)
Ana Luisa Vaghetti, uma das alunas, nem imaginava como dava trabalho colocar o conteúdo no ar. Ela acredita que conhecer de perto como tudo funciona foi fundamental.
(Sonora)
A professora de Assessoria de imprensa, Aline Rosso, se impressionou com o fato dos jornalistas que integram a comunicação da Alep, estarem aptos a atuarem em todos os segmentos.
(Sonora)
Por último, os estudantes conheceram as instalações da TV Assembleia, estúdios, redação, ilhas de edição... O aluno Gustavo Ban, destacou que na UEPG, alunos e professores trabalham de forma integrada e diz que a experiência de conhecer o jornalismo da Alep de perto só demonstra que eles estão no caminho certo.
(Sonora)
Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.