Estudantes do programa "Geração Atitude" aprovam visita técnica à Assembleia Legislativa Alunos e professores da rede pública de ensino de diferentes municípios puderam conhecer as instalações e o funcionamento do Legislativo.

16/11/2015 18h30 | por Eduardo Santana
Presidente Ademar Traiano (PSDB) falou aos estudantes sobre o funcionamento do Poder Legislativo.

Presidente Ademar Traiano (PSDB) falou aos estudantes sobre o funcionamento do Poder Legislativo.Créditos: Dálie Felberg/Alep

Presidente Ademar Traiano (PSDB) falou aos estudantes sobre o funcionamento do Poder Legislativo.

Estudantes também foram recebidos na 1ª Secretaria da Alep, pelo deputado Plauto Miró (DEM).Créditos: Dálie Felberg/Alep

Estudantes também foram recebidos na 1ª Secretaria da Alep, pelo deputado Plauto Miró (DEM).

Alunos e professores participantes do programa “Geração Atitude” – uma parceria da Assembleia Legislativa, do Ministério Público do Paraná, do Tribunal de Justiça e do Governo do Estado – cumpriram uma agenda de visitas nas dependências do Legislativo estadual na tarde desta segunda-feira (16). Após entregarem os 31 projetos de lei elaborados pelos próprios estudantes nas mãos do presidente da Casa, deputado Ademar Traiano (PSDB), durante a sessão plenária, os alunos se encaminharam ao gabinete da 1ª Secretária, onde foram recebidos pelo 1º secretário da Assembleia, deputado Plauto Miró (DEM).

“O programa ‘Geração Atitude‘ proporciona a esses estudantes uma grande oportunidade de conhecer o funcionamento da Assembleia Legislativa e ainda por cima sugerindo projetos de lei, que com certeza serão debatidos aqui na Casa. Espero que desta iniciativa surjam novas lideranças, novos parlamentares que participem da vida pública do país”, afirmou Plauto Miró.

Em seguida foi a vez dos alunos conhecerem o Gabinete da Presidência. O presidente Ademar Traiano recebeu os alunos e na ocasião respondeu a perguntas sobre o funcionamento da Assembleia, o processo legislativo e a política. “São ações como esta que fazem os estudantes se aproximarem cada vez mais do Legislativo estadual. Além disso, é uma maneira de mostrarmos que a Casa está, de fato, aberta à população e à sociedade paranaense”, ressaltou Traiano.

CCJ – A agenda de visitas foi finalizada no Auditório Legislativo, com uma palestra ministrada pelo diretor Legislativo, Dylliardi Alessi, e pelo coordenador jurídico da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Rodrigo Melo, sobre os trâmites e o processo legislativo. Na reunião, os estudantes puderam fazer questionamentos e tirar dúvidas sobre seus projetos, apresentados por meio do ‘Geração Atitude’.

“A visita pela Assembleia foi muito proveitosa. Pudemos acompanhar a palestra sobre o funcionamento da CCJ e aprendemos os trâmites da Casa, como funciona a elaboração dos projetos e muitas dúvidas foram sanadas. Além disso, durante todo o dia tivemos tempo para poder perguntar e participar da visita de forma bem abrangente”, disse Sirlene Hutchok, estudante do último ano de Magistério, do município de Cruz Machado.

A aluna do 1º ano do Ensino Médio da cidade de Sengés, Juliane Rodrigues, também achou a visita muito positiva do ponto de vista do aprendizado sobre o funcionamento da Assembleia Legislativa. “Acho que sou a primeira aluna da minha escola que vem à Assembleia para conhecer. Foi muito bom saber como tudo funciona na Casa, ainda mais pra mim, que sou apaixonada por política”, declarou.

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação