(sonora)
O “Rolê Cívico Paranaense” é mais um dos projetos que visam aproximar os jovens dos Poderes. Na Alep e no TJ já existem outros em andamento. Ele foi idealizado em parceria pela Assembleia, o TJ/PR e o Governo do Estado. A ideia é fazer com que os jovens de todo o Paraná conheçam melhor a atuação dos Poderes e ainda colaborar com a formação de um novo conceito sobre essas instituições públicas. Eles já vêm para Curitiba com uma noção de como funcionam esses locais, porque recebem material de apoio antecipado. Mas vivenciar o processo é, sem dúvida, a melhor parte.
Coordenador do Núcleo de Prática Jurídica da Universidade Positivo e professor de Direito Constitucional, Flávio Pierobon, destaca que conhecer as autoridades de perto e observar como atua cada agente público é uma forma de despertar o aspecto democrático e de cidadania nos alunos.
(Sonora)
Outro aluno, Celso Bonifácio, também da Positivo, já havia participado de um projeto da universidade, em Brasília, onde conheceu o Congresso Nacional. Mas sabe que a forma de legislar dos deputados estaduais é um pouco diferente da dos deputados federais e senadores. E diz que sai com outra visão dos Poderes e dos políticos.
(Sonora)
Para participar do Rolê Cívico, as universidades precisam se inscrever. O projeto não é destinado apenas a estudantes de Direito, mas de todos os cursos.