A Rádio Assembleia está cada dia melhor e com mais qualidade técnica. Esse canal de comunicação da Assembleia Legislativa conta agora com novos equipamentos e um isolamento acústico especial acaba de ser instalado no estúdio de gravação e edição. São mudanças técnicas que contribuem para melhorar o áudio das reportagens e entrevistas produzidas diariamente pela equipe de jornalismo.
Segundo o presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB), as medidas atendem aos objetivos da Mesa Executiva que quer contar cada vez mais com a participação dos cidadãos no dia a dia do Legislativo. “Neste contexto o rádio tem um papel fundamental na transmissão das notícias, das informações sobre o que está acontecendo no Poder Legislativo. Isto porque ele está presente nos lugares mais distantes do nosso Paraná. É um veículo de comunicação que faz companhia para a dona de casa e também ao trabalhador”, comentou. Para Traiano a importância desse veículo é demonstrada quando vemos que temos hoje só no Paraná cerca de 400 emissoras de rádio levando todos os dias notícias e entretenimento aos seus ouvintes.
Integração – O presidente da Assembleia destacou que, recentemente, todos os canais de comunicação da Assembleia Legislativa ganharam uma cara nova, mais moderna e eficiente. Além disso, as ferramentas de mídia, que formam o sistema de divulgação do trabalho e ações desenvolvidas pelos deputados, passaram por uma reformulação conceitual e estética, e estão atuando de forma integrada. “São medidas importantes que contribuem com a transparência do Parlamento, aproximando o cidadão, cada vez mais, do Poder Legislativo. Queremos que os paranaenses fiscalizem os deputados, apresentem suas sugestões e críticas”, assinalou.
As mudanças implantadas têm o objetivo de aproximar a Assembleia do cidadão, transmitindo a todos as informações sobre os projetos e o processo legislativo, através de uma linguagem simples, descomplicada. “É importante que os paranaenses participem do cotidiano da Assembleia, defendendo e até propondo projetos de seu interesse. Nesse processo, os canais de comunicação têm um papel fundamental”, frisou Traiano.
Na web – Nos planos de aperfeiçoamento das ações do setor está a proposta de lançamento de uma emissora de rádio web, gerando áudio das reuniões, audiências públicas e sessões plenárias em tempo real. Hoje integram a equipe da Rádio Assembleia os jornalistas Claudia Pereira Ribeiro e Trajano Budola, ambos com larga trajetória profissional.
Como parte do processo de ampliação e modernização dos canais de comunicação da Assembleia, no início de agosto, foram feitas mudanças no site institucional, que ficou mais ágil e com navegação ainda mais facilitada; novos programas começaram a ser exibidos pela TV Assembleia; um informativo interno foi lançado para estimular a integração entre os servidores; e informações mais detalhadas passaram a ser publicadas integralmente no Portal da Transparência.
*Confira mais notícias sobre a Assembleia Legislativa do Paraná no Facebook.