História da Rádio Educativa do Paraná é destaque na TV Assembleia Programa Arte & Cultura conversou com Geraldo Pioli, que dirigiu um documentário sobre o tema.

03/11/2022 11h34 | por Thiago Alonso

Programa Arte & Cultura conversou com Geraldo Pioli, que dirigiu um documentário sobre a Rádio Educativa do Paraná.Créditos: Orlando Kissner/Alep

Um dos capítulos mais importantes da história cultural paranaense, que por quase 70 anos foi apenas som, acaba de ganhar imagens. Lançado em setembro deste ano, o documentário “Rádio Educativa do Paraná” conta a trajetória da emissora que encanta os paranaenses fãs de música e informação. Dirigido pelo cineasta Geraldo Pioli, o documentário apresenta o olhar das pessoas que ajudaram a construir a emissora ao longo da sua história. Pioli é o entrevistado da semana do Programa Arte & Cultura na Assembleia, da TV Assembleia. O programa vai ao ar às sextas-feiras, às 11 horas, com reprises ao longo da semana.

O cineasta contou que a ideia da obra veio de conversas dentro da própria emissora. “Tenho um programa de rádio há 30 anos sobre música latina. Sempre pensamos que não tem quase nada de material sobre a Rádio Educativa, que é considerada uma das mais importantes do Brasil. Um dia, pensamos em fazer um filme sobre ela. Fizemos o argumento e um roteiro de um filme como se fosse um programa de rádio. Colocamos na Lei de Incentivo a Cultura e a partir daí conseguimos a aprovação”, revelou.

O ano era 2019. A obra, que tem apresentação de Claudia Vicentin, que também divide o roteiro com a escritora e ex-diretora da Rádio Educativa, Adriana Sydor, começou a ser rodada em 2021. O lançamento foi neste ano. “Quisermos fazer um filme sobre os 100 anos do rádio no Brasil, sobre a importância das rádios no Paraná e focando mais na Rádio Educativa”, disse.

O cineasta explicou ainda que a ideia do filme surgiu depois da constatação da necessidade de se registrar essa história sonora. “Existe pouca documentação sobre a Rádio e as coisas que aconteceram lá. Entre elas, shows de artistas paranaenses. São pouquíssimos registros dessa Rádio que consideramos uma das mais importantes do Brasil para música popular, tocando os mais variados ritmos e gêneros musicais”, comentou Pioli. Para ele, essa diversidade ajudou na formação do ouvinte. “Você tem um público de todo tipo e de todas as classes, mas são pessoas com uma sensibilidade diferente. A arte não é feita apenas com intenção de ganhar dinheiro. E essa Rádio sempre exibiu a arte, que vai conquistando as pessoas devagar”, completou.

Para contar a história, o documentário da Rádio Educativa do Paraná cria um programa de rádio fictício, onde a jornalista e locutora Claudia Vicentin, no estúdio da emissora, anuncia que o assunto do dia será a história do rádio. O telespectador é convidado então a fazer uma viagem no tempo, relembrando os primeiros anos da chegada do rádio ao Brasil. A partir daí, o filme é baseado em depoimentos de colaboradores, ouvintes, artistas, radialistas, além de imagens da rotina diária da emissora, materiais em arquivos de áudio, fotografias, imagens de acervos particulares e algumas captações atuais que ajudaram a compor visualmente a narrativa.

Para quem quiser assistir, o cineasta frisou ainda que a obra de 40 minutos será exibida em diversos meios de comunicação. “Sempre que fazemos um filme, não fazemos para nós. Fazemos para que a maioria das pessoas possa assistir. Queremos liberar para a televisão. Também vamos distribuir cópias para as escolas e todos os lugares que tenham interesse. Além disso, vamos colocar na internet para que as pessoas possam ver”, ressaltou.

História

Localizada em Curitiba, a Rádio Educativa do Paraná começou sua operação em 1953, quando o então governador Bento Munhoz da Rocha Neto incluiu sua criação nas festividades da comemoração do centenário da emancipação política do Estado. A instalação total dos estúdios foi concluída somente em 1955, quando as primeiras ondas da emissora eram enviadas diretamente da sede inicial, o Colégio Estadual do Paraná. Na época a rádio, que se chamava Rádio Colégio Estadual do Paraná, tinha uma programação exclusivamente clássica e operava diariamente das 8h às 19h. Na programação da emissora também estavam aulas de idiomas, como inglês, alemão e italiano.

Até décadas de 1970, a rádio manteve o estilo clássico e a operação em ondas AM. Já na década de 1980, passou a incluir a Música Popular Brasileira em sua programação. Foi somente a partir de 1992 que a emissora passou a se chamar Rádio Educativa e começou a ser transmitida também em frequência FM, com uma programação que passou a valorizar o rock nacional e a música regional. Atualmente, adotou uma programação baseada em música, informação, educação e cultura, adicionando programas e formatando a grade para atender a um público mais diversificado.