Fadel Empossado Na Assembléia

07/05/2007 14h46 | por Jornalista Neusa M. Lang Pohl / (41) 3350-4188
O ato contou com a presença do governador Roberto Requião, do presidente da Assembléia Legislativa, deputado Nelson Justus (DEM) – que presidiu a Mesa – do ex-governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto; do prefeito de Curitiba, Beto Richa; do presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Nestor Baptista; do primeiro secretário da Câmara Federal, Osmar Serraglio (PMDB) e do senador em exercício Wilson Mattos (PSDB), além de deputados, secretários estaduais, prefeitos e outras autoridades. Fadel anunciou como primeira medida da entidade, ainda no decorrer deste mês, a realização de um fórum para discutir a questão do transporte escolar. A intenção é discutir critérios sobre a questão, desonerando as prefeituras, que possuem cada vez maior o número de atribuições, explicou. A Associação pediu aos prefeitos que coloquem suas prioridades no papel e pediu aos senadores e deputados federais que agendem reuniões a cada dois meses com a entidade, para debater assuntos municipalistas. REFORMA Segundo o prefeito, eleito em chapa única, a AMP, que representa os 399 municípios do estado, vai cobrar a aprovação da reforma tributária, já que somente desta forma os recursos dos Imposto de Renda e Imposto sobre Produtos Industrializados vão retornar aos munícipes. Atualmente, a maioria das cidades do interior depende dos recursos do Fundo de Participação dos Municípios, sedo que o repasse chega a representar 70% do dinheiro usado para manter todos os gastos. Fadel também se comprometeu a trabalhar na orientação das prefeituras na hora de fazer a entrega dos documentos ao Tribunal de Contas do Estado. Segundo o prefeito, a reprovação das contas acontece por causa de erros técnicos e isso deve ser corrigido. BRASILIA Tanto o governador Roberto Requião quanto o prefeito Beto Richa fizeram breves saudações ao empossado. Requião anunciou a liberação de área no Escritório do Governo em Brasília para a utilização dos prefeitos, em suas reivindicações ao governo federal. Disse também que na busca de maiores recursos aos municípios continua empenhado em acabar com o pagamento de títulos “podres” adquiridos pelo governo que o antecedeu. “Está na hora de se pensar numa solução definitiva para a questão financeira de Estados e municípios”,defendeu ainda o governador. Beto Richa disse ser um permanente defensor da causa municipalista, “sentido na própria pele as dificuldades e angústias dos prefeitos, já que os municípios sempre são penalizados”. Lembrou que desde 1988 as atribuições das prefeituras ficaram maiores, já que os recursos necessários para atendê-las não chegaram. O prefeito também cobrou mais justiça tributária para os municípios. O presidente da Assembléia, Nelson Justus, afirmou ser “uma honra” sediar a posse da AMP e disse caber aos deputados estaduais fazer o elo entre o governo e os municípios e que os que integram a AL saberão dar a atenção devida aos prefeitos do Paraná. O ex-presidente da AMP, Luiz Sorvos, recebeu um diploma de mérito do seu sucessor e da diretoria, que é integrada por 73 prefeitos de todo o Paraná.