Feirantes de todo o Paraná são homenageados na Assembleia Legislativa Na ocasião, a proponente da homenagem, deputada Flávia Francischini (União Brasil), falou sobre o projeto de lei nº 752/2023, que institui o circuito turístico das feiras de Curitiba e estabelece a sua inserção no Roteiro Turístico do Paraná.

11/09/2023 20h45 | por Antônio Dilay
O evento ocorreu na noite desta segunda-feira (11), no Plenarinho da Casa.

O evento ocorreu na noite desta segunda-feira (11), no Plenarinho da Casa.Créditos: Valdir Amaral/Alep

O evento ocorreu na noite desta segunda-feira (11), no Plenarinho da Casa.

O evento desta segunda-feira (11), no Plenarinho da Assembleia Legislativa, prestou homenagem aos feirantes do Paraná. Proposta pela deputada Flávia Francischini (União Brasil), com apoio do vereador do município de Curitiba, Rodrigo Reis (União Brasil), o evento fez alusão ao Dia do Feirante, comemorado em 25 de agosto.

A presidente e propositora da sessão solene, deputado Flávia Francischini, ressaltou que “ há 20 anos sou moradora de Curitiba e desde que cheguei aqui frequento as feiras da cidade com minha família. Nós celebramos essa data para reconhecer o trabalho de cada feirante. Começam a trabalhar já de madrugada carregando a mercadoria, montando a barraca com todo o capricho para cedinho receber a freguesia. São homens e mulheres de fibra que trabalham pesado para sustentar a família, que sofreram muito durante a pandemia e que atendem o cliente sempre com um sorriso no rosto, e fazem a economia do município girar”.

O vereador Rodrigo Reis afirmou que “as feiras são muito importantes. Temos mais de 60 feiras em Curitiba, seja de hortifrutigranjeiros, artesanato ou gastronomia, então são milhares de pessoas que sobrevivem com as feiras. Além de ser um lugar super agradável a feira é também um ponto turístico da cidade. Essa homenagem da Assembleia do paraná é muito relevante porque é uma pessoa trabalhador que sustenta as suas famílias, sendo feirante. Muitas destas pessoas começaram como feirantes e hoje tem lojas e outros negócios”.

Homenagens

Foram homenageadas 430 famílias que têm na tradição familiar o cultivo, produção e comercialização de produtos em feiras-livres. São produtos cultivados em Curitiba, principalmente na Região Metropolitana da capital paranaense. Na feira do Largo da Ordem, cerca de mil feirantes vendem artesanato aos domingos.

Entre os feirantes que receberam diploma de menção Honrosa e votos de Louvor está o senhor Roberto Miquilussi, um dos mais antigos de Curitiba. Ele começou no ofício em 1964 e não pretende parar tão cedo. Junto com o filho Leandro, vende verduras nas feiras da região central de Curitiba.

“Quando eu comecei, vendia flores nas ruas, na cestinha. E com isso me ofereceram uma banca na feira, tinha 16 anos e vim assim até agora, conheci minha esposa na feira, me casei e hoje meus filhos trabalham na feira também. Hoje vou pouco, meus filhos e netos é que trabalham o dia inteiro. Mas fico muito feliz com a homenagem e com todo esse encontro de feirantes aqui na Assembleia. A feira, para quem gosta é uma festa e foi assim que sempre gostei de ser feirante”.

Participaram do evento, compondo a Mesa a proponente, deputada Flávia Francischini (União Brasil); o vereador do município de Curitiba, Rodrigo Reis (União Brasil); a coordenadora da Feira do Largo da Ordem e ex-vereadora, Julieta Reis; a representante da Feira do Largo da Ordem, senhora Marlete Cineiva e o representante das Feiras Gastronômicas, senhor Osvaldo Brasil.

Projeto

O projeto de lei 752/2023, da deputada Flávia Francischini, instituí o Circuito Turístico das Feiras de Curitiba, composto por feiras livres, feiras de artesanato, feiras gastronômicas, feiras noturnas e feiras orgânicas do município de Curitiba. O objetivo da proposta é estimular a visitação pública das feiras tradicionais; contribuir com a preservação do patrimônio cultural e histórico; e favorecer o desenvolvimento das feiras, da produção local de artesanato e a movimentação da economia. O texto também insere o circuito no Roteiro Turístico Oficial do Estado do Paraná.