Felipe Francischini, que preside CPI dos Animais, distribui relatórios a integrantes

20/04/2016 16h00 | por Claudia Ribeiro
Podcast
(Descrição do áudio)

  Assim que terminou a sessão plenária desta quarta-feira (20), o presidente da CPI que investiga todos os tipo de maus tratos a animais, deputado Felipe Francischini (SD) se reuniu com os parlamentares que integram a Comissão Parlamentar de Inquérito na sala anexa ao plenário.  E distribuiu os relatórios de uma CPI com o mesmo tema, instalada na Câmara dos Deputados, e que teve o relatório aprovado mês passado. Francischini contou que esteve em Brasília para conversar com o presidente e o relator da CPI nacional e saber dos resultados.

(Sonora)

Francischini pediu aos deputados que analisem e estudem os relatórios para  agilizar os trabalhos da CPI e também para que eles possam saber quais serão os rumos da Comissão já na próxima reunião da CPI, que deve acontecer semana que vem. Nos relatórios, constam, por exemplo, medidas que devem ser tomadas para proibir o uso de animais em espetáculos de circo, o fim do sacrifício de cães e gatos e punições para quem promover as chamadas rinhas (brigas de galo).

 

 Francischini diz que nas conversas que teve com os deputados federais, soube  que  maus-tratos existem por todo o país, mas, que  em algumas regiões, como o Norte e Nordeste, a incidência é maior. No Congresso, o trabalho da CPI foi tão intenso que durou  nove meses e o apelo popular e a mobilização de ativistas, entidades e defensores da causa foram fundamentais  para o andamento das investigações.   

  Para  investigar as denúncias de maus tratos e tráfico de animais no Paraná, a CPI também deve trabalhar bastante, de acordo com Francischini, promovendo audiências públicas,  visitas, com o objetivo de, mais tarde, encontrar maneiras, por meio de projetos de lei, de punir os responsáveis que  cometem esse tipo de crime.

A Comissão tem seis meses para concluir os trabalhos, prazo que pode ser prorrogado por mais três meses.   E conta ainda com os deputados Cristina Silvestri (PPS), relatora, Guto Silva (PSD), Cláudio Palozzi (PSC), Mauro Moraes (PSDB),  Stephanes Júnior (PSB) e Rasca Rodrigues (PV).

Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro. 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação