Fernando Carli Filho Solicita Banco de Leite Em Guarapuava

13/06/2007 16h29 | por Jornalista responsável: João Vasconcellos / (41) 3350-4072 - 3350-4271 / fernandocarlifilho@alep.pr.gov.br
O Deputado estadual Fernando Carli Filho entrou hoje (13 de junho), na Assembléia Legislativa, com o requerimento solicitando ampliação e melhoria na estrutura do Hospital São Vicente de Paulo, em Guarapuava. “A reforma irá permitir o funcionamento do Banco de Leite Humano. Fundamental para que o hospital esteja devidamente preparado para atender os recém-nascidos prematuros, como também reduzir o índice de mortalidade infantil da região”, afirmou o deputado.Segundo Fernando Carli Filho, o BLH (Banco de Leite Humano) irá atender bebês prematuros impossibilitados de serem amamentados por suas mães e trazer maior conscientização pública sobre a importância da proteção, promoção e apoio ao leite materno. Dados, fornecidos pela Secretaria Municipal de Guarapuava, constam que 10% dos nascidos vivos nascem com peso baixo do normal, exigindo cuidado redobrado. Assim se faz necessário a implementação do BLH para atender a demanda de leite, acredita o deputado. As melhorias no Hospital São Vicente estão sendo solicitadas desde 2002. Segundo a instituição, por falta de interesses de órgãos regionais o projeto engavetou-se em 2003. O conselho Municipal de Saúde de Guarapuava, em reunião ordinária, colocou-se a favor desta implantação e parceria com o hospital o qual já possui um serviço materno Infantil, conforme exigência do Ministério da Saúde. De acordo com o deputado, a abertura do BLH beneficiará todos aqueles que necessitam de um meio alternativo de aleitamento para minimizar problemas relacionados à falta do mesmo. O pedido foi encaminhado ao Secretário da Saúde Cláudio Murilo Xavier. Fernando Carli Filho assegura que a solicitação tem caráter de urgência e deve ser rapidamente aprovada. “É direito de todo o ser humano, após o seu nascimento, receber o leite materno até no mínimo o sexto mês de vida. Trata-se do melhor alimento e instrumento no combate à mortalidade infantil”, concluiu o deputado.