Fórum Estadual em Defesa da Lei do Descanso é lançado durante evento na Assembleia

14/02/2014 14h40 | por Rodrigo Rossi
Visão lateral da Assembleia Legislativa do Paraná.

Visão lateral da Assembleia Legislativa do Paraná.Créditos: Nani Gois/Alep (crédito obrigatório)

Visão lateral da Assembleia Legislativa do Paraná.
O Plenário da Assembleia Legislativa sediou na tarde desta sexta-feira (14) o lançamento do Fórum Estadual em Defesa da Lei do Descanso (Lei federal nº 12.619/2012). A iniciativa para a realização do evento na Casa foi do deputado Gilberto Ribeiro (PSB), por meio de solicitação de diversas entidades classistas, especialmente da Federação dos Trabalhadores em Transportes do Estado do Paraná (Fetropar).

O objetivo é que o Paraná também integre as movimentações nacionais pela manutenção e aplicação da legislação federal, assegurando todos os direitos aos transportadores rodoviárias regidos pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), bem como aos que exercem funções autônomas. Entre as garantias, defendem os trabalhadores o intervalo mínimo de uma hora para refeição durante a jornada de trabalho, o intervalo de repouso diário de 11 horas a cada 24 horas, bem como descanso semanal de 35 horas.

“Já me deparei com muitos caminhoneiros que se envolveram em acidentes de trânsito. Ou porque morriam, ou porque matavam. Por isso esta lei é importantíssima para a redução da mortandade nas rodovias. É a lei do descanso para os motoristas. E que ela não se transforme na lei do descaso. Que a gente brigue forte para o cumprimento desta lei. Ela deve ser respeitada”, afirmou o deputado Gilberto Ribeiro.

Ouça o Podcast relacionado



Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação