Frente Parlamentar da Engenharia realiza primeira reunião nesta segunda-feira (2) A Frente coordenada pelo deputado Fabio Oliveira (Podemos) irá discutir, no Plenário da Casa, assuntos como pedágios, ponte de Guaratuba, Ferroeste, Itaipu e Voe Paraná.

28/09/2023 12h58 | por Assessoria Parlamentar

O deputado Fábio Oliveira (Podemos) é o coordenador da Frente Parlamentar da Engenharia, Agronomia, Geociências e Infraestrutura e Desenvolvimento Sustentável do Paraná.Créditos: Valdir Amaral/Alep

A Frente de Engenharias, Agronomia, Geociências e Infraestrutura e Desenvolvimento Sustentável do Paraná realizará sua primeira reunião sob a liderança do deputado estadual Fabio Oliveira (Podemos), na próxima segunda-feira (02), no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná, às 9h30. O encontro promoverá a discussão de assuntos como pedágios, ponte de Guaratuba, Ferroeste, Itaipu e Voe Paraná.

"Estamos diante de desafios significativos nas áreas de infraestrutura e desenvolvimento. A criação desta Frente é um passo crucial para aprimorar nossa capacidade de fiscalização e de formulação de políticas que beneficiarão nossos cidadãos e o futuro do Estado”.

A equipe que compõe a Frente anunciou que planeja realizar uma série de publicações para manter o público informado sobre os resultados e desenvolvimentos decorrentes das reuniões. Além disso, está prevista a elaboração de relatórios detalhados dos resultados para envio ao governo.

Os palestrantes externos serão o superintendente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), João Arthur Mohr, e o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR), Ricardo Rocha de Oliveira.

Temas

No que diz respeito ao Modal Rodoviário, a Frente se compromete a garantir a fiscalização e o acompanhamento rigoroso dos pedágios e rodovias estaduais, incluindo a análise detalhada dos editais e o acompanhamento dos leilões. Além disso, será priorizada a fiscalização dos contratos e a execução das obras, assegurando que sejam concluídas com qualidade e dentro dos prazos estabelecidos. Uma ferramenta será desenvolvida para reunir e divulgar informações sobre os pedágios, tornando os dados acessíveis ao público. Os acordos de leniência em andamento também estarão sob escrutínio constante, e as rodovias não pedagiadas sob a responsabilidade do DER-PR serão alvo de fiscalização para melhorias. A icônica Ponte de Guaratuba receberá atenção especial, com o objetivo de garantir sua segurança e integridade estrutural.

No Modal Dutoviário, a Frente se concentrará na matriz energética do Estado do Paraná, buscando diversificar as fontes de energia e promover a sustentabilidade. O acompanhamento da execução do Plano Estadual do Gás será essencial para fortalecer a indústria de gás natural no estado, e a implementação do hidrogênio com baixa emissão de carbono será monitorada de perto como parte do compromisso com a energia limpa e renovável.

No Modal Aeroviário, a avaliação do desempenho da política pública para fomentar a aviação comercial no Paraná e a análise da situação atual da aviação no estado serão temas centrais de discussão. O Programa Voe Paraná também será objeto de avaliação minuciosa.

Por fim, no Modal Ferroviário, a frente estará empenhada em fiscalizar e acompanhar os processos relacionados com a Nova Ferroeste, incluindo a análise e acompanhamento dos editais. Além disso, será dada atenção à possível prorrogação da Malha-Sul, garantindo que as decisões sejam tomadas com base em critérios sólidos e transparentes.

Integrantes

Integram a Frente Parlamentar os seguintes deputados: Fabio Oliveira (Coordenador); Alexandre Curi (Vice-Coordenador); Moacyr Fadel (Vice-Coordenador); Adão Litro; Alisson Wandscheer; Batatinha; Cloara Pinheiro; Cobra Repórter; Delegado Jacovós; Hussein Bakri; Mabel Canto; Ney Leprevost; Reichembach; Tercílio Turini; e Tiago Amaral.

Serviço:

Data: 02/10/2023