Frente Parlamentar de Apoio às Escolas Especiais quer ampliar áreas de inclusão

07/10/2015 14h36 | por Claudia Ribeiro
Podcast
(Descrição do áudio))

  Deputados que compõem a Frente Parlamentar de Apoio às Escolas Especiais da  Assembleia, se reuniram na manhã desta quarta (7), na Sala das Comissões,  com representantes da Secretaria de Educação, do Trabalho e  Desenvolvimento Social, além da Federação das Apaes, entre outras instituições, para discutir que medidas podem ser adotadas para aprimorar as políticas de inclusão das pessoas com deficiência no Paraná.  Não apenas na educação inclusiva, mas também nas áreas de assistência,  saúde e no mercado de trabalho.

 A Frente, que é coordenada pela deputada Cantora Mara Lima (PSDB), foi criada para que os parlamentares conheçam a realidade das pessoas com deficiência no estado e atuem elaborando projetos de lei ou buscando soluções para ampliação dos convênios com as secretarias de estado, por exemplo.  

  No Paraná,   são cerca de 35 mil alunos com deficiência, atendidos nas Apaes, que trabalham com pessoas com deficiência intelectual e múltipla, e nas instituições chamadas de co-irmãs, além de outras entidades mantidas pela própria sociedade,  que atendem outros tipos de deficiência.

   A Lei 13.019, que prevê parcerias entre o poder público e a sociedade por meio das instituições que atuam no setor, também foi debatida durante a reunião.  Para o representante da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social,  Renan Rodrigues, a Frente vai servir como  uma forma de estreitar essa parceria, já que,, mesmo  o Paraná sendo modelo em inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, ainda existem muitas dificuldades.

(sonora)

  Não basta incluir a pessoa com deficiência na escola, na sociedade, no mercado de trabalho. É preciso responsabilidade para fazer isso. Avaliam os especialistas. É por isso que sugestões vão ser bem vindas durante as audiências públicas que devem acontecer no estado, tudo sob a orientação da Federação das Apaes.  Enquanto isso,  o presidente da   Federação Estadual das Instituições de Reabilitação do Estado do Paraná (FEBIEX), que congrega 25 entidades que trabalham com pessoas com deficiência e escolas especiais em Curitiba e região metropolitana,   Benedito Carlos Bassetti, afirma que a Frente será o apoio que as entidades precisavam para enfrentar os desafios dessa área.

(sonora)

 O Paraná é o único estado do Brasil em que a educação especial existe por lei como educação básica de ensino especial e os pais é quem decidem se matriculam ou não os filhos na educação regular ou na especial. Mara Lima reconhece os avanços alcançados pelo estado, mas diz que a Assembleia quer mais.

(Sonora)

Fazem parte da Frente ainda os deputados  Alexandre Guimarães (PSC),  Cláudia Pereira (PSC), Cláudio Palozi (PSC), Paranhos (PSC), Cobra Repórter (PSC), Márcio Nunes (PSC), Wilmar Reichembach (PSC)  e Missionário Ricardo Arruda (PSC), Maria Victória (PP),  Edson Praczcyk (PRB),  Felipe Francischini (SD), Pedro Lupion (DEM), Elio Rusch (DEM) e Nelson Justus (DEM),  Tiago Amaral (PSB) e Cristina Silvestre (PPS), que participou da reunião

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação