Frente Parlamentar discute estratégias para ampliar oferta de vagas em Comunidades Terapêuticas Proposto pelo deputado Gilson de Souza (PL), grupo de trabalho acompanha políticas públicas de prevenção às drogas.

12/09/2023 12h10 | por Thiago Alonso

A reunião contou com a presença de parlamentares, representantes de instituições e do presidente da Federação Paranaense de Comunidades Terapêuticas Associadas (COMPACTA), Thiago Massolin.Créditos: Orlando Kissner/Alep

A Frente Parlamentar em Apoio às Comunidades Terapêuticas, Cuidados e Prevenção às Drogas da Assembleia Legislativa do Paraná realizou nesta terça-feira (12) uma reunião para debater estratégias para ampliar a oferta de vagas oferecidas por Comunidades Terapêuticas para prevenção e recuperação de usuários de drogas. Proposta pelo deputado Gilson de Souza (PL), coordenador do grupo de trabalho, a reunião contou com a presença de parlamentares, representantes de instituições e do presidente da Federação Paranaense de Comunidades Terapêuticas Associadas (COMPACTA), Thiago Massolin.

Durante o encontro, Massolin apresentou um panorama geral sobre a importância do trabalho prestado pelas comunidades terapêuticas, desde o surgimento no Brasil, na década de 1960, a chegada ao Paraná, na década seguinte, e os instrumentos legais que permitem estas instituições firmarem parceria com o poder público para oferecer tratamento de recuperação. Atualmente, existem no Paraná 1887 vagas subsidiadas pelo governo Federal. O entendimento da Federação é de que este número deve ser ampliado e as Comunidades Terapêuticas passem a integrar ainda mais a rede de apoio e combate às drogas.

O deputado Gilson de Souza explicou que a ideia de criação da Frente Parlamentar surge da demanda de apoiar as Comunidades Terapêuticas que, segundo ele, fazem um trabalho excepcional, mas que muitas atuam de forma precária. Das mais de 400 comunidades existentes no Estado, apenas 40 fazendo parte da Federação Paranaense de Comunidades Terapêuticas Associadas. “Nossa intenção é ajudar a estruturar essas comunidades para que elas possam prestar este serviço. Sem dúvida, há um aumento do número de dependentes químicos que precisam de ajuda. Por isso, a Assembleia está atuando”, disse o parlamentar.

Para Gilson de Souza, é necessária a criação de uma rede de políticas públicas que façam parte do orçamento do Estado. “Isto vai ajudar com que estas comunidades possam atuar de forma mais firme. Por isso estamos ouvindo as demandas e os desafios das Comunidades Terapêuticas. O poder público precisa participar com recursos para podermos fazer frente a essa grande de guerra contra as drogas”, completou o deputado.

O deputado Evandro Araújo participou do encontro e reforçou a necessidade de destinação de recursos para as comunidades. “Precisamos de mais vagas. Tenho visitado muitas comunidades e há a necessidade de cobrarmos esta parceria, com vagas oferecidas pelo Estado somadas às vagas do governo federal”, ressaltou.

Para o presidente da COMPACTA, Thiago Massolin, a reunião é importe para explicar o trabalho das instituições que prestam este atendimento. “Nós entendemos ser necessário este encontro para fazer um nivelamento a cerca do conhecimento do que são estas instituições e o papel delas dentro das políticas públicas de prevenção às drogas. Buscamos com a Frente Parlamentar o apoio às comunidades e um olhar mais atencioso para que assim possamos estabelecer políticas públicas que ofereçam este acolhimento às pessoas, ampliando as vagas no Estado do Paraná e dando suporte às milhares de famílias que sofrem em decorrência deste mal”, explicou.

Prevenção

A Frente Parlamentar constituída na Assembleia acompanha as ações e políticas públicas de prevenção às drogas. Proposta pelo deputado Gilson de Souza (PL), o grupo fiscaliza os programas e as políticas públicas governamentais destinadas à proteção da sociedade. O objetivo é garantir os direitos a vida, da família, da criança e do adolescente, manifestando-se quanto aos aspectos mais importantes de sua aplicabilidade e execução.

Na avaliação do deputado, as comunidades terapêuticas desenvolvem um trabalho importante para a sociedade. “São instituições sérias, que muitas vezes atuam em parceria com o Poder Público, especialmente prefeituras, acolhendo e atendendo pessoas que enfrentam problemas com drogas, auxiliando na recuperação e reintegração com a família e também com a sociedade”, frisou.

Sobre o trabalho da Frente, ele explicou que o objetivo dos parlamentares é colaborar com o fortalecimento dessas instituições. Além disso, vai atuar no combate ao uso de drogas e suas consequências por meio de ações, audiências públicas, simpósios e projetos aprovados pela Assembleia Legislativa do Paraná.

A Frente Parlamentar é integrada pelos deputados Soldado Adriano José (PP), Alexandre Amaro (Republicanos), Cantora Mara Lima (Republicanos), Evandro Araújo (PSD), Cristina Silvestri (PSDB), Adão Litro (PSD), Márcio Pacheco (Republicanos), Tiago Amaral (PSD), Maria Victoria (PP), Do Carmo (União), Samuel Dantas (Solidariedade), Cloara Pinheiro (PSD), Tercílio Turini (PSD), Delegado Jacovós (PL), Ney Leprevost (União), Gilberto Ribeiro (PL) e Hussein Bakri (PSD).