Frente Parlamentar quer reabrir a Estrada do Colono aliando preservação e desenvolvimento Audiências públicas serão realizadas nas cidades de Capanema e Medianeira para debater a reabertura.

01/07/2019 18h00 | por Thiago Alonso
Audiências públicas serão realizadas nas cidades de Capanema e Medianeira para debater a reabertura da "Estrada do Colono".

Audiências públicas serão realizadas nas cidades de Capanema e Medianeira para debater a reabertura da "Estrada do Colono".Créditos: Kleyton Presidente/Alep

Audiências públicas serão realizadas nas cidades de Capanema e Medianeira para debater a reabertura da "Estrada do Colono".

Frente Parlamentar pela Reabertura da Estrada-Parque Caminho do Colono quer aliar desenvolvimento econômico com preservação ambiental para garantir um novo modelo para o funcionamento do trecho, fechado pela última vez em 2001. A Frente, formada por 24 deputados e instituída durante reunião nesta segunda-feira (1º) na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), quer que a população volte a trafegar na Estada, que fica no Parque Nacional do Iguaçu, no trecho da PR-495, em Capanema. Uma das condições debatidas durante o encontro é que o trecho se transforme em uma estrada ecológica.

A primeira providência da Frente Parlamentar será debater as ideias com a população. Por isso, duas audiências públicas serão realizadas, primeiro no dia 15 de agosto, em Capanema, e depois no dia 16 de agosto, em Medianeira. A Comissão de Direitos Humanos e da Cidadania da Alep já havia discutido uma proposta do deputado Anibelli Neto (MDB) para a realização da audiência pública para debater o assunto em Capanema na mesma data. A Comissão de Turismo também é parceira do grupo.

O coordenador da Frente, deputado Nelson Luersen (PDT), explicou que uma série de cuidados serão impostos para a reabertura com o objetivo de preservação da fauna e da flora. Segundo o parlamentar, a estrada contará com policiamento e monitoramento por câmeras 24 horas, vai funcionar das 7 às 19 horas, não vai permitir o tráfego de caminhões, entre outras medidas. “Queremos trabalhar de forma efetiva, conversando com diversos representantes da sociedade, para resolver este imbróglio que se arrasta por anos. A população da região quer usar o trecho, mas também quer preservar. Hoje temos uma nova consciência ecológica”, avaliou.

O trecho da Estrada do Colono é de cerca de 17 quilômetros e corta o Parque Nacional do Iguaçu. Com o desmatamento na região e a criação de outras estradas, houve a pressão de grupos ambientalistas para o fechamento da estrada, o que aconteceu em 1986. Em 1997, ocorreu a reabertura ilegal do trecho, que foi fechado definitivamente em 2001, após ação conjunta do Exército, Polícia Federal e IBAMA. Com a estrada fechada, a distância entre as cidades de Medianeira e Capanema aumenta de 58 quilômetros para mais de 170 quilômetros.

Abertura consciente – O deputado Soldado Fruet (PROS), que foi escolhido vice-coordenador da Frente Parlamentar, defendeu o que chama de abertura consciente da Estrada. “O trecho deve ser monitorado, cercado, com passarelas e túneis para os animais. Temos de preservar, mas também ajudar a população da região”, disse. A deputada Luciana Rafagnin (PT) destacou a importância da realização das audiências públicas para debater o tema. “Temos de ouvir quem é a favor e quem é contra. Queremos promover a reabertura realizando a preservação ecológica”, defendeu.

Para o deputado estadual Reichembach (PSC), a reabertura da Estrada-Parque é de extrema importância. “A Estrada-Parque Caminho do Colono é um patrimônio histórico do Paraná, por isso precisamos unir forças por este projeto que com certeza vai contribuir com o desenvolvimento econômico, cultural e turístico das regiões Oeste e Sudoeste”, ressalta.

Também participaram do encontro os deputados Delegado Recalcatti (PSD), Coronel Lee (PSL), e Paulo Litro (PSDB). 

Ouça o Podcast relacionado



Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação