Frente Parlamentar Sobre o Pedágio vai discutir estudo da UFPR sobre prejuízos causados pelos atuais contratos

18/11/2021 14h39 | por Trajano Budola
Podcast Audiência pública discute o passivo deixado pelo pedágio no Paraná.

Audiência pública discute o passivo deixado pelo pedágio no Paraná.Créditos: Geraldo Bubniak/AEN

Audiência pública discute o passivo deixado pelo pedágio no Paraná.

Na manhã de terça-feira (23) a Frente Parlamentar Sobre o Pedágio promove mais uma audiência pública, desta vez para discutir o encerramento dos atuais contratos com as concessionárias que operam há 24 anos no estado.

Para embasar o debate, a Assembleia Legislativa do Paraná contratou um estudo da Universidade Federal do Paraná (UFPR) que demonstra os principais problemas, passivos estruturais e possíveis litígios que serão deixados pelas concessões.

No dia 28 de novembro encerra a cobrança nas praças de pedágio. A situação permanecerá assim por cerca de um ano, até que seja feito um novo leilão e assinatura dos futuros contratos.

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) já enviou o plano de outorga para análise do Tribunal de Contas da União (TCU). A análise do órgão é necessária antes de o projeto ir a leilão na Bolsa de Valores, previsto para o último trimestre do ano que vem.

A preocupação dos deputados é que os mesmos erros cometidos nos contratos atuais não sejam repetidos novamente. É o que explica o coordenador da Frente Parlamentar, deputado Arilson Chiorato (PT).

SONORA ARILSON CHIORATO

Segundo o primeiro secretário da Assembleia Legislativa, deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSB), os paranaenses se livram de contratos lesivos que duraram quase 25 anos.

SONORA LUIZ CLÁUDIO ROMANELLI

Para o deputado Tercílio Turini (CDN) é preciso acompanhar de perto como ficam os trabalhos nas estradas durante o período em que não houver cobrança das tarifas.

SONORA TRECÍLIO TURINI

O deputado Homero Marchese (PROS) explica que o estudo detalhado da Universidade Federal do Paraná vai auxiliar a Assembleia Legislativa na fiscalização para que um modelo mais justo de contratos seja apresentado.

SONORA HOMERO MARCHESE

O deputado Evandro Araújo (PSC), diz acreditar que o prejuízos causados aos paranaenses pelos contratos atuais é maior do que já foi demonstrado até agora.

SONORA EVANDRO ARAÚJO

Para o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSDB), o Governo Federal ter mudado a proposta inicial que fez para os novos pedágios foi uma vitória do povo paranaense.

SONORA ADEMAR TRAIANO

A audiência pública da Frente Parlamentar Sobre o Pedágio será transmitida ao vivo, na próxima terça-feira às nove e meia da manhã, pela TV Assembleia, site e redes sociais do Legislativo paranaense.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação