Gincana da Cidadania vai agitar alunos de Toledo nesta segunda-feira (16)

13/05/2016 10h10 | por Dálie Felberg

Aconteceu na manhã desta sexta-feira (13) a Gincana da Cidadania na cidade de Apucarana.Créditos: Fabrício Binder

A Assembleia Legislativa do Paraná promove a Gincana da Cidadania para os alunos da rede estadual de ensino de Toledo, nesta segunda-feira (16). O jogo, que inclui conhecimentos apresentados no Guia do Cidadão, acontece a partir das 8 horas no Colégio Estadual Luiz Augusto Morais Rego. Estudantes dos colégios Presidente Castelo Branco e Dario Vellozo também devem participar das atividades do “Geração Atitude” e da gravação do programa de mesmo nome, pela TV Assembleia. O encontro tem como objetivo promover o exercício da cidadania entre os alunos do Ensino Médio da rede pública.
Apucarana – Nesta sexta-feira (13) a Gincana da Cidadania chegou até os alunos da rede estadual de ensino de Apucarana. A disputa aconteceu no Colégio Padre José de Anchieta e contou com a participação dos alunos do Colégio Tadashi Enomoto. Durante o game, cada escola se dividiu em dois grupos, aumentando assim a competitividade entre os mais de 100 alunos que participaram da etapa.
A estudante Lyssa Beatriz de Paula Yoshii, do Colégio Estadual Tadashi Enomoto, classificou sua participação como inesquecível: “Teve muito nervosismo, todos queriam mostrar seus conhecimentos, mas minha equipe foi vencedora. Eu jamais vou me esquecer desse dia”.
Papo Cidadão – Na conversa com as autoridades locais os adolescentes também não perderam tempo. Eles perguntaram e opinaram sobre maioridade penal, impunidade, qualidade do ensino público, envolvimento da família na vida escolar e ainda debateram o atual momento político brasileiro.
O secretário de Governo de Apucarana, Othoniel Gonçalves, que também é professor, aproveitou para falar da necessidade de uma maior abertura nas escolas:  “A iniciativa é maravilhosa. Nós precisamos fazer das escolas espaços de discussão, lugares interessantes e criativos para que os nossos alunos cresçam, se tornem críticos e tenham suas próprias opiniões”.
Já acostumado com a interação com os jovens, o promotor de Justiça Eduardo Augusto Cabrini comentou que tem visto uma geração nova surgir. “Nós já estamos acompanhando o Geração Atitude faz muito tempo. O Ministério Público aqui na cidade tem feito muitas palestras nas escolas também, e os alunos estão interessados e querem participar.  Nós só podemos elogiar esse trabalho da Assembleia Legislativa do Paraná, Governo do Estado, Tribunal de Justiça e Ministério Público, porque é onde os alunos são estimulados e aprendem se divertindo”.
A chefe do Núcleo Regional da Educação, Maria Onide Balan Sardinha, disse já perceber bons resultados a partir das atividades:  “Nós vemos uma evolução dos alunos, fica claro que eles estudaram e isso poderá ser vivenciado por eles na prática. Espero que esse programa traga muita mudança de postura e que possamos resgatar valores, e que tenhamos cada vez mais uma Geração Atitude”.
A representante da Secretaria Municipal de Educação, Rosana Braz da Silva, também foi só elogios para a Gincana e para os alunos: “O conhecimento é fundamental na hora de exercermos a nossa cidadania. Esse jogo, que incentiva a proximidade com os Poderes, dará base para que esses jovens possam realmente interferir para melhor nos rumos da nossa sociedade. Eles estão no caminho certo”.
O diretor do Colégio Padre José de Anchieta, Licínio Martins Ramos da Silva, contou como foi a experiência de receber a Gincana na sua escola. “Essa atividade com os alunos vai de encontro com uma necessidade do nosso país, e agradeço por poder ser aqui no nosso Colégio. E os alunos ainda levam os conteúdos, as discussões, para suas casas, e se tornam multiplicadores”, concluiu o diretor.

Confira a programação da 3ª Etapa da Gincana da Cidadania:

16/05/2016 – Toledo

17/05/2016 – Cianorte