Governo dará destinação a veículos abandonados em Paranaguá

05/08/2019 16h12 | por Diretoria de Comunicação com assessoria parlamentar
Vereador Nagel mostra situação de veículos ao Delegado Recalcatti.

Vereador Nagel mostra situação de veículos ao Delegado Recalcatti.Créditos: André Nishizaki

Vereador Nagel mostra situação de veículos ao Delegado Recalcatti.

O Delegado Rogério Martin de Castro, chefe da 1ª Subdivisão de Polícia, em Paranaguá, anunciou nesta semana o início da remoção dos veículos apreendidos e abandonados em frente à Delegacia de Polícia da cidade. São cerca de 400 motocicletas e automóveis que devem ser retirados do pátio e das ruas do entorno da unidade policial. Parte deles será depositado nas dependências de uma escola estadual desativada e outra parte irá a leilão.

A informação foi dada durante reunião mensal do Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG) de Paranaguá, na última sexta-feira (02), na sede do Ávila Clube de Tiros, que contou com a participação do deputado Delegado Recalcatti (PSD). O parlamentar destacou que somente neste ano havia encaminhado dois expedientes ao secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SESP), Coronel Rômulo Marinho, solicitando a remoção dos veículos.

“Houve uma primeira resposta em que o governo cogitou a possibilidade de alugar um imóvel, mas acho que chegamos a uma solução melhor que não acarretará custos aos cofres públicos”, afirmou Delegado Recalcatti. Ele esteve visitando a Delegacia de Paranaguá junto com o vereador Nagel, que o alertou sobre o problema por meio de um requerimento aprovado na Câmara Municipal.

“Em Paranaguá, moradores de rua estavam ocupando os carros como abrigo, o que tem provocado reações da comunidade”, disse. Ele lembrou que recentemente um caminhão foi incendiado para afastar um morador de rua. “O pior de tudo é o problema da saúde pública, pois esses veículos acabam virando criatórios do mosquito da dengue e de outras doenças”, alertou.

De acordo com o Delegado Rogério Martin, os veículos ficam sob custódia das Delegacias basicamente por dois motivos: são abandonados pelos proprietários devido ao acúmulo de multas e outros custos que ultrapassam o seu valor de mercado; ou estão com problemas “insanáveis” como a impossibilidade de localização do proprietário. Por isso, grande parte dos veículos depende de decisões judiciais para ter uma devida destinação.

CONSEG – Durante a reunião, o CONSEG de Paranaguá também homenageou os Policiais Militares que participaram da libertação de um caminhoneiro vítima de sequestro na cidade, concedendo um certificado parabenizando pela ação. Na ocasião, Delegado Recalcatti também entregou ao presidente do Conselho, Jerri Ângelo, o diploma de Menção Honrosa, concedido pela Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), pelo trabalho voluntário que vem desenvolvendo em favor da segurança da maior cidade do litoral.

“Paranaguá desperta muita atenção por causa do grande movimento de caminhoneiros e navios que circulam em torno do segundo maior porto do país”, avaliou. “Além de enfrentar os problemas de segurança e criminalidade como outra cidade qualquer, sofre ainda as influências típicas das áreas portuárias”. Ele elogiou a atitude dos moradores de Paranaguá que têm discutido os problemas da cidade nas reuniões do CONSEG.

Os moradores do bairro Serraria do Rocha reclamaram dos perigos que enfrentam na rua José Cadilhe, que tem servido para o desvio de caminhões em função de obras na rodovia que deverão durar até dezembro. A comunidade da Ilha dos Valadares, maior bairro da cidade com 35 mil habitantes, pediu a volta do destacamento da PM que havia na região.

“Por causa da discussão e da resolução desses tipos de casos é que apoio sempre os CONSEG”, afirmou Recalcatti. A reunião foi comandada pelo presidente do CONSEG Paranaguá, Jerri Ângelo, e contou com as presenças dos representantes da PM, Tenente Tyrka, da chefe da Guarda Civil Municipal, GMC Márcia Garcia, e do Delegado Chefe da 1ª Subdivisão Policial do Interior, Delegado Rogério Martin de Castro.