Governo do Estado anuncia que duplicação da PR-280 virá com concessão da rodovia

22/07/2015 18h41 | por Diretoria de Comunicação

Créditos: Nani Gois /Alep

Os estudos para a duplicação da Rodovia PR-280, que vai de Marmelândia até o Trevo de Horizonte (Palmas), uma das principais demandas da Região Sudoeste, estão prontos. A obra vai ser realizada com a concessão da rodovia. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (22) pelo governador Beto Richa (PSDB), em uma reunião no Palácio Iguaçu com o deputado Ademar Traiano (PSDB), presidente da Assembleia Legislativa, deputados, prefeitos e lideranças do Sudoeste. O governador informou que a alternativa de federalizar a estrada foi abandonada depois que o governo federal deixou claro que não teria interesse em assumir a rodovia, embora tenha adotado essa prática em outros estados, como Santa Catarina. A alternativa encontrada foi a concessão dos 284 quilômetros da PR-280.

Os estudos para a concessão da PR-280 estão concluídos e o processo para conceder a rodovia e outras estradas que necessitam de melhoras vai começar em setembro, com o lançamento do edital, anunciou Beto Richa. A solução encontrada foi saudada por Traiano, que destacou que a melhoria do tráfego e a duplicação “é um anseio antigo da região e deve representar a redenção do Sudoeste”. O prefeito de Pato Branco, Augustinho Zucchi (PDT), destacou que a cobrança de pedágio – em valores aceitáveis – será assimilada tranquilamente pela população, dada a importância da obra que vai garantir trafegabilidade e segurança. Dois itens essenciais que não existem no momento. “A população não é contra o pedágio. A população é contra os altos preços do pedágio”, destacou Zucchi. O prefeito de Francisco Beltrão, Antonio Cantelmo Neto (PMDB), afirmou que a iniciativa tem total e integral apoio político da administração e que também será mobilizada toda a opinião pública para tocar o projeto.

Os deputados Wilmar Reichembach (PSC), Guto Silva (PSC) e Paulo Litro (PSDB), também defenderam a concessão da rodovia. Único caminho para que a necessária duplicação da estrada ocorra com a urgência necessária. Traiano destacou que as obras, duplicações, trincheiras e viadutos vão desafogar uma das maiores e mais importantes regiões produtoras do Paraná. Uma obra com custo estimado em R$ 1,8 bilhão que estado algum tem condições de bancar sozinho, ainda mais em um momento de crise como o país está vivendo.

Beto Richa destacou que todo o processo deve transcorrer com a maior transparência, através de um debate franco com a sociedade, que implique em uma tarifa justa, aceitável para as pessoas e pelo setor produtivo. O Governo do Estado está ciente da urgência dessas obras, da compreensível ansiedade com que elas são esperadas, e fará todo o possível para que elas tenham início o mais breve possível.

Ouça o Podcast relacionado