Homenagens e duplicação de rodovia no Noroeste são aprovadas em sessão desta segunda

14/03/2022 18h30 | por Cláudia Ribeiro
Podcast Proposta que permite que o Governo do Estado contrate o empréstimo para duplicação da rodovia PR-317 é aprovada pelos deputados.

Proposta que permite que o Governo do Estado contrate o empréstimo para duplicação da rodovia PR-317 é aprovada pelos deputados.Créditos: Orlando Kissner/Alep

Segue para ser sancionado pelo governador Carlos Massa Ratinho Júnior (PSD),  o projeto que autoriza o Governo do Estado a contratar um crédito no valor de R$ 250 milhões para a duplicação do trecho da rodovia PR-317 entre os municípios de Maringá e Iguaraçu, no Noroeste do estado. Ele passou em 2º turno de votação, na sessão plenária desta segunda-feira (14), e também teve a dispensa de redação final.  Pela proposta, é o Departamento de Estradas e Rodagens (DER) que vai fazer o empréstimo em instituições financeiras nacionais, públicas ou privadas, para a obra que terá mais de 20 quilômetros de extensão. Objetivo do Governo é tornar a rodovia mais segura, reduzindo os acidentes de trânsito e valorizando a vida dos usuários. A PR-317 é um corredor logístico e turístico para o agronegócio, já que liga o Paraná a São Paulo.

Ainda segundo o Governo do Estado, além das pistas duplicadas, o projeto também prevê a construção de três viadutos, duas passarelas para pedestres, a duplicação de uma ponte e a implantação de cinco quilômetros de vias marginais.

(Sobe som)

Os parlamentares também aprovaram a proposta dos deputados Luiz Claudio Romanelli (PSB) e Tercilio Turino (CDN), que concede o título de Cidadão Honorário do Paraná a Carlos Alberto Garcia, ex-jogador do Londrina Esporte Clube.      Nascido em Flórida Paulista (SP), Carlos Alberto Garcia vive no Paraná há mais de 45 anos e atualmente é empresário. Foi presidente do Londrina Esporte Clube, vereador, presidente da Câmara Municipal e comentarista, como conta Romanelli.

(Sonora)

Outra proposta que foi aprovada nesta segunda, desta vez em redação final, foi um projeto de resolução assinado por diversos deputados, que denomina de Auditório Legislativo Deputado Delegado Rubens Recalcatti o espaço localizado no terceiro andar do prédio do plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná; local onde são feitas as reuniões da CCJ. Uma homenagem ao ex-deputado, que morreu em 2021.