Homero Marchese fala do gosto pelos livros no Café com Política Deputado maringaense conta no programa da TV Assembleia que considera a literatura transformadora: “Ler é um barato”.

31/05/2019 11h42 | por Trajano Budola

Deputado Homero Marchese (PROS) é o entrevistado da semana no programa Café com Política.Créditos: Orlando Kissner/Alep

Do sonho infantil de ser jogador de futebol, o deputado Homero Marchese (PROS) guarda apenas as eventuais partidas com os amigos. Corintiano por influência do avô paulista, o maringaense que cumpre seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), conta na quinta-feira (6) no programa Café com Política, da TV Assembleia, que tentou a publicidade e o jornalismo antes de se formar em direito e tomar gosto de vez pela política.

Família - Homero abre mão de compromissos políticos à noite e nos fins de semana para estar com o filho e a esposa. O parlamentar conta em uma entrevista descontraída ao jornalista João Marcelo que “o amor maior que existe” é o menino Henrique, prestes a completar três anos de idade. “O nascimento dele me deixou mais cauteloso, mais calmo e me fez entender melhor as outras pessoas”, fala, sobre a paternidade.

Homero Marchese é advogado e já foi professor de Direito Processual Civil e Direito Administrativo. À parte da carreira que estabeleceu como servidor concursado no Tribunal de Contas do Estado (TCE) e os dois anos de vereança da Câmara de Municipal de Maringá, o deputado fala no Café com Política que gosta de rock’n’roll, cinema e literatura. “A leitura é um barato, um livro conversa com a gente”, afirmou durante a entrevista.

O programa - O Café com Política é um bate papo informal com os deputados, focado nas bandeiras que defendem no Legislativo e com ênfase nas experiências que os levaram ao parlamento. Cotidiano, rotina de eventos, as viagens para atender as bases eleitorais e o dia-a-dia dividido entre a família e os assuntos políticos são a temática principal. A atração vai ar todas as quintas-feiras, logo após a transmissão ao vivo da sessão do Tribunal Pleno do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Ao vivo – Ainda dentro da programação da TV Assembleia o telespectador pode assistir o Política Total; o Economia em Debate; o Espaço da Cidadania; o Cursos e Concursos; o Boletim Assembleia; e a Coletiva do Presidente da Assembleia Legisaltiva do Paraná. Além disso, diariamente, são transmitidas ao vivo as sessões plenárias, reuniões da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), audiências públicas e cerimônias solenes. Minutos antes das sessões plenárias, são realizados links ao vivo das entrevistas dos repórteres com os deputados, participantes e homenageados.

Toda a programação da TV Assembleia pode ser também acompanhada pelo YouTube em um link direto acessado no site da Assembleia Legislativa. O endereço é www.assembleia.pr.leg.br. Lá estão as listas com todos os programas que já foram ao ar e o que foi transmitido ao vivo para consulta da população, inclusive o Parlamentês, um guia para se entender a linguagem usada no Legislativo. As inserções, que também fazem parte da grade da TV Assembleia, explicam de forma simples as expressões e termos usados corriqueiramente pelos deputados.