Infraestrutura e Saúde estão entre as principais demandas de Francisco Beltrão Documentos elaborados pelo Poder Público e sociedade civil organizada fazem parte das ações da Assembleia Itinerante.

15/03/2024 11h06 | por Thiago Alonso
A documentação foi recebida pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSD), e pelos parlamentares que representam a região no Poder Legislativo.

A documentação foi recebida pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSD), e pelos parlamentares que representam a região no Poder Legislativo.Créditos: Dálie Felberg/Alep

A documentação foi recebida pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSD), e pelos parlamentares que representam a região no Poder Legislativo.

A Assembleia Itinerante, projeto da Assembleia Legislativa do Paraná que promove a aproximação do cidadão com os parlamentares, realizou sessão especial em Francisco Beltrão na noite desta quinta-feira (14) para receber as reivindicações da região. Os parlamentares deixam o município do Sudoeste do Estado trazendo ao Poder Legislativo uma série de demandas, sugestões e propostas que visam melhorar a vida da população. Os documentos são assinados por órgãos públicos, entidades de classe, associações e membros da sociedade civil organizada. Esta é a 11ª sessão especial de interiorização da Assembleia Legislativa do Paraná.

A documentação foi recebida pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSD), e pelos parlamentares que representam a região no Poder Legislativo. As demandas foram entregues pelo prefeito de Francisco Beltrão, Cleber Fontana, e pelo presidente da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (AMSOP) e prefeito de Pranchita, Eloir Lange. Como nas demais edições, a iniciativa da Assembleia Legislativa que aproxima o cidadão dos parlamentares deixa a região trazendo ao Poder Legislativo os anseios da sociedade.

A Assembleia Itinerante já recebeu mais de três sugestões. O evento já foi realizado em Londrina, Maringá, Paranaguá, Castro, Santo Antônio da Platina, Fazenda Rio Grande, Ponta Grossa, Irati, Dois Vizinhos, Arapongas e Umuarama. Na próxima quarta-feira (20), a sessão ocorre em Telêmaco Borba, nos Campos Gerais.  

Participaram do evento os deputados Adão Litro (PSD), Anibelli Neto (MDB), Luis Corti (PSB), Luís Fernando Guerra (União), Luciana Rafagin (PT) Reichembach (PSD), Requião Filho (PT), o prefeito de Francisco Beltrão, Cleber Fontana, o presidente da Câmara Municipal, vereador Ivani Tupy Prolo, e o presidente da Expobel e vice-prefeito de Francisco Beltrão, Antônio Pedron. Prestigiaram ainda a sessão especial prefeitos, vice-prefeitos e vereadores de municípios da região.

Demandas

A Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (AMSOP) segmentou suas demandas por área. Na infraestrutura, é solicitado a revitalização em concreto da PR-280, no trecho entre Clevelândia e Pato Branco; a realização de obras de melhoria na PR-180, no trecho entre Francisco Beltrão e Dois Vizinhos, contemplando sinalização e terceiras faixas; a estadualização da Estrada que liga Dois Vizinhos a Nova Prata do Iguaçu; a implantação do ramal Cascavel-Chapecó da Nova Ferroeste; a consolidação e ampliação dos terminais aeroportuários da região; e a viabilização do Aeroporto Regional.

Na área da economia, a entidade solicita incentivos à bacia leiteira do Sudoeste. Já para a saúde, os pedidos são para equipar o novo Hospital Intermunicipal, em Francisco Beltrão e ampliar o Hospital Regional do Sudoeste – Dr. Walter Alberto Pécoits, com a implantação do Centro de Hemodinâmica. Na educação, o órgão solicita maior participação do governo do Estado nos custos do transporte escolar dos municípios.

A Câmara de Vereadores de Francisco Beltrão pede aporte financeiro para pavimentação asfáltica de diversas ruas da cidade; a construção de um novo Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI); recursos para aquisição de equipamentos agrícolas destinados às associações de moradores; recursos para investimentos na causa animal, para construção de um parque municipal no loteamento Bom Pastor e para a reforma do ginásio da Escota Municipal Maria Bassi Dellani.

O órgão também solicita recursos para pavimentação poliédrica, conectando a cidade com o município de Enéas Marques, para a implantação de playgrounds, para a instalação de uma Academia da Terceira Idade (ATI), e para o calçamento de estradas vicinais; além da implementação de mais escolas integrais; a viabilização de uma ligação direta de água para a Cidade Norte; e a implantação de uma Farmácia 24 horas junto à Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

O Sindicato Rural de Francisco Beltrão pede melhoria no fornecimento de energia elétrica nas propriedades rurais; a duplicação da PR-483 entre Beltrão e Salgado Filho; o alargamento das pontes municipais na zona rural; e a aquisição de área rural para o Colégio Agrícola.

Em conjunto, a Associação Empresarial de Francisco Beltrão (ACEFB), o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Francisco Beltrão (CONDEF), a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e o Sindicato dos lojistas de Francisco Beltrão (SINDILOJAS) pede a viabilização do Aeroporto Regional do Sudoeste e do Ramal Ferroviário. Os órgãos também pedem melhorias de mobilidade e fluxo da rodovia que liga Francisco Beltrão a Dois Vizinhos; o fortalecimento da rede de energia elétrica devido a inúmeros prejuízos ocorridos no município devido à queda e falta de energia nas indústrias e empresas.

Na área da saúde, os órgãos reivindicam a implantação do Hospital de Olhos no município de Francisco Beltrão; a renovação da frota de ambulâncias do município; e um mutirão de cirurgias eletivas pelo SUS. Já para a segurança pública, é solicitado o aumento do efetivo de policiais no Sudoeste; o monitoramento e implantação de câmeras em todos os acessos do município; a criação do Batalhão de Fronteira da Polícia Militar em Santo Antônio do Sudoeste e a criação do Comando Regional do Sudoeste da PM.

A Ordem dos Advogados do Brasil subseção de Francisco Beltrão sugere a criação da 2ª Vara Criminal na Comarca de Francisco Beltrão; a destinação de mais servidores para à Justiça Estadual, principalmente nos Juizados Especiais Cível e Criminal; a designação de mais peritos previdenciários junto à Agência do INSS de Francisco Beltrão; o incentivo para instituição de Escolas Técnicas Profissionalizantes nos municípios da Região; e a urgência na conclusão da obra do novo fórum da Comarca.

Por fim, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Francisco Beltrão (APAE) pede a aquisição de materiais para uma sala multissensorial e a implantação de um ginásio de esportes.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação