Iniciativas da Assembleia aproximam jovens do Parlamento e promovem a cidadania Visitas guiadas, aulão do Enem e projetos como o Parlamento Universitário e o Geração Atitude abrem as portas do legislativo para estudantes paranaenses e de outros estados.

30/01/2024 09h02 | por Ana Luzia Mikos

Outra ação é o Parlamento Universitário. A iniciativa da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Paraná acontece no mês de julho, durante o recesso das sessões plenárias. O programa reúne as universidades, públicas e privadas, do Paraná.Créditos: Orlando Kissner/Alep

Abrir as portas para a população é um dos propósitos da Assembleia Legislativa do Paraná. Muitas das ações são destinadas a aproximar um o público específico do parlamento: os jovens. São várias oportunidades para eles conhecerem bem de perto o dia a dia dos 54 deputados estaduais promovendo a cidadania e reforçando a democracia.

Uma delas é através do programa Visita Guiada, que recebe, diariamente, dezenas de estudantes. Eles partem de inúmeras regiões do Paraná, inclusive de outros estados, para conhecer os espaços de reuniões e votações do Legislativo, bem como, acompanhar os trabalhos em plenário e um pouco da história da Assembleia. Em 2023, a casa de Leis recebeu a visita de 131 grupos, em sua maioria estudantes do ensino médio e universitários de Santa Catarina, Espírito Santo e 41 diferentes municípios do Paraná, contabilizando 4.156 visitantes.

Para realizar uma visita guiada é preciso entrar em contato com o Cerimonial da Casa para o agendamento. Para mais informações, o telefone da Coordenadoria de Cerimonial é o (41) 3350-4007 e o site é o www.assembleia.pr.leg.br/assembleia/visite-a-assembleia.

Imersão

Durante duas semanas estudantes universitários simulam as atividades desempenhas pelos deputados estaduais, com a divisão em bancadas partidárias, instalação das comissões temáticas, apresentação de projetos e votação em plenário das propostas apresentadas pelos participantes do programa. Em 2023, na 5ª edição, foram 515 inscritos de 14 instituições de ensino.

Já a 8ª edição programa Geração Atitude teve recorde de colégios e projetos de Lei inscritos, se consolidando como uma das principais plataformas de formação para cidadania dos jovens paranaenses. Foram 413 propostas de Lei apresentadas pelos estudantes de 227 colégios estaduais no ano passado.

Os projetos elaborados pelos alunos, com a orientação de seus professores, participam de um concurso que seleciona as 32 melhores propostas, uma de cada Regional de Ensino e como reconhecimento, os autores e seus orientadores viajam para a Capital, onde conhecem a sede dos Poderes e do Ministério Público e realizam sessão solene especial no Plenário da Assembleia Legislativa para defender seus projetos, receberem votos dos participantes e conhecerem os vencedores, que são agraciados com diplomas e certificados. É a segunda etapa do programa, chamada de Caravana da Cidadania.

Em 2023 também foi realizada a 3ª Semana Acadêmica da Escola do Legislativo destinada à apresentação de pesquisas produzidas por estudantes universitários que puderam submeter sua produção acadêmica para a Revista do Legislativo Paranaense e contou com a parceria entre a Escola do Legislativo, Programa de Pós-graduação em Ciências Políticas da UFPR e Programa de Gestão Urbana da PUC-PR.

Enem

Cerca de 600 alunos da rede pública participaram de uma aula magna no plenário da Assembleia Legislativa com o objetivo de auxiliar os estudantes com revisões e orientações para atingirem boas qualificações no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023.

O projeto “Assembleia no Enem” começou em 2016, quando a Diretoria de Comunicação passou a exibir na TV Assembleia aulas de preparação para o Enem, ministradas pelos professores da ONG Instituto Educacional Eureka.

O diretor da Escola do Legislativo, Dylliardi Alessi destaca que o objetivo é promove diversas ações, palestras de interação com a sociedade com atenção aos jovens paranaenses. “É bom ressaltar que o papel da Escola é aproximar a população do Legislativo, é aproximar cada vez mais os estudantes e pesquisadores do parlamento.