Integração entre municípios é foco de programa apresentado durante audiência pública

26/06/2019 16h57 | por Cláudia Ribeiro
Podcast
O desenvolvimento econômico e social integrado dos 29 municípios que compõem a Região Metropolitana de Curitiba (RMC) esteve no centro das discussões na manhã desta quarta-feira (26), no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), em uma audiência pública promovida pela Comissão de Relações Federadas e Assuntos Metropolitanos da Casa. O presidente do grupo de trabalho, deputado Michele Caputo (PSDB), convidou para o debate o diretor-presidente da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), Gilson de Jesus dos Santos; o secretário de Abastecimento de Curitiba, Luiz Gusi; Eduardo Pimentel, vice-prefeito de Curitiba; Hélio Bampi, presidente do Pró-Metrópole, Programa de Desenvolvimento Produtivo Integrado da Região Metropolitana de Curitiba e vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep);  Alexandre Schlegel, coordenador de  Relações Institucionais do Pró-Metrópole, e o prefeito de Fazenda Rio Grande, Márcio Wozniack, presidente da  Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec), além de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores e dos deputados Galo (PODE), Arilson Chiorato (PT) e Delegado Recalcatti (PSD). Os palestrantes explicaram o que é o Pró-Metrópole, falaram dos avanços do programa e saíram do encontro com alguns compromissos firmados pelos deputados: mudar o Estatuto da Assomec para que a Associação possa ceder o CNPJ para fortalecer o programa; apresentar uma proposta aos prefeitos da RMC para que eles apontem qual a situação econômica e social dos municípios para contribuir no trabalho  da Comec, identificando  os principais gargalos; buscar uma forma de reduzir o número de municípios que integram a Região Metropolitana de Curitiba (são 29);  e se reunir com  o secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, João Carlos Ortega, para obter mais informações a respeito do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI). A intenção de Michele Caputo é, quem sabe, ampliar o programa para outras regiões metropolitanas do Paraná.

(Sonora)

O Pró-Metrópole surgiu em 2013 com o objetivo de integrar a iniciativa privada ao poder público para desenvolver ações e parcerias buscando o desenvolvimento econômico da capital e das cidades da região metropolitana. Hoje, conta com o apoio de 11 entidades públicas e privadas, entre elas a Fecomércio,  Fiep, Sebrae, Faciap, Faep, OAB, ACP e Ipardes. Envolve todas as áreas, desde mobilidade, passando pela segurança alimentar até a agroindústria. O vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, tem participado ativamente do movimento e conta que mês passado ele foi finalista em premiações nacionais.

(Sonora)

Além da integração, o programa tem o objetivo de colocar como foco o cidadão metropolitano. Há um comitê gestor, que produziu um atlas contendo o perfil de cada município com dados reais para a elaboração de um plano de investimentos. Os palestrantes deram exemplos de como funciona, na prática, o Pró-Metrópole, durante a audiência: são 34 mil os agricultores da Região Metropolitana de Curitiba que abastecem 3,8 milhões de consumidores. Para fortalecer o setor, estão realizando o chamado consumo institucional. Eles se organizam para que os agricultores possam vender os produtos para a região, afinal ela representa quase 40% do PIB do Paraná, mas a maioria dos municípios, 19, está entre os mais pobres do estado. As atividades dentro do território visam aumentar a renda da população estimulando o comércio de bens e serviços entre os municípios. Para Hélio Bambi, presidente do programa e representante da Fiep no comitê,  equilibrar essa desigualdade é o grande desafio.

(sonora)

Outro desafio do grupo é tornar os municípios da RMC autossuficientes para que possam depender cada vez menos do dinheiro do Estado e da União.  No total, 180 municípios do Paraná estão inseridos em regiões metropolitanas.