Jonel Chede Será Homenageado Com Título de Cidadão Benemérito Pela Assembléia Legislativa

21/11/2007 18h42 | por DIVULGAÇÃO / Luana Borsari / 41 3350-4188
A Assembléia Legislativa vai homenagear o empresário Jonel Chede com o título de Cidadão Benemérito do Paraná. A homenagem, aprovada em plenário a partir de uma proposição do então deputado Neivo Beraldin, que atualmente ocupa o cargo de secretário municipal de Esportes da Prefeitura de Curitiba, será no dia 26 de novembro às 18:00h. Entre os projetos desenvolvidos pelo homenageado está o Centro Vivo, instrumento de revitalização e resgate histórico da região central de Curitiba, em parceria com diversas empresas.Nascido em Palmeira, região dos Campos Gerais, Jonel Chede é filho de João Chede, ex-presidente da Assembléia Legislativa no biênio 1947/1948, e irmão de Nagib Chede, fundador da TV Paranaense/Canal 12 – hoje, RPC (Rede Paranaense de Comunicação). “É uma honra para a Assembléia prestar homenagem a um paranaense que dedicou grande parte do seu tempo, ao longo de décadas, à causa do bem comum”, afirma o presidente da Assembléia Legislativa, Nelson Justus.Para Neivo Beraldin, a Assembléia deve reconhecer publicamente as pessoas que tenham currículos de realizações pelo Paraná, como Jonel Chede. “Ele é um líder, que fez muito por Curitiba e pelo Estado. Um homem que pontuou suas realizações com respeito, ética e amor ao ser humano”, salienta. Chede lembra que o Poder Legislativo representa a sociedade e é muito gratificante receber o título, não apenas por suas conquistas, mas de toda a sua família, que está fortemente envolvida com a história do Paraná. “Nossos resultados foram uma retribuição por tudo o que essa sociedade nos concedeu”, afirma. CURRÍCULOJonel Chede é formado em engenharia química pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde foi professor titular da cadeira de Física. No campo profissional, foi o engenheiro responsável pela Usina Siderúrgica de São José S.A., no município de Utinga (São Paulo). Mais tarde, coordenou trabalhos que culminaram na lei estadual que criou a Siderúrgica do Paraná S/A, ainda no governo Ney Braga. “Isso ocorreu quando era urgente explorar a riqueza que o Paraná possuía em minério de ferro”, diz. Chede também presidiu a Associação Comercial do Paraná, uma das mais influentes instituições do Estado, e é um empresário renomado no meio hoteleiro. Foi presidente da Associação Brasileira de Indútrias de Hotéis (ABIH-Paraná) e vice-presidente da ABIH-Nacional. Na Associação Comercial foi gestor e fundador do projeto Centro Vivo entre os anos de 2004 e 2006, que beneficiou diretamente mais de 36 mil moradores do centro da cidade e as centenas de milhares de transeuntes que circulam diariamente pela região por meio de três programas. O PROMACOM, que contribui para o desenvolvimento do micro e pequeno empresário da região central, o PROINFRE, que trata dos melhoramentos em infra-estrutura e o PROCORPS, que desenvolve ações de responsabilidade social.Também já ocupou os cargos de conselheiro da Federação do Comércio e do Instituto de Engenharia, além de ser conselheiro fiscal do Centro de Convenções de Curitiba e diretor da Associação Paranaense de Reabilitação.