"Jorge Wilheim, um homem que pensa a cidade" no Dia Mundial do Meio Ambiente. Arquiteto e urbanista será tema de audiência pública que acontece nesta quarta-feira (05) no plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná

04/06/2019 10h03 | por Diretoria de Comunicação com assessoria parlamentar

Deputado Goura (PDT) proponente da audiência pública em homenagem ao arquiteto e urbanista Jorge Wilheim.Créditos: Dálie Felberg/Alep

“Será dia de celebração dupla, destacando o trabalho de um dos mais importantes e visionários planejadores urbanos do país, trazendo o papel do planejamento para a qualidade de vida nas cidades e conservação do meio ambiente”. Assim o deputado Goura (PDT) define a audiência pública que prestará uma homenagem póstuma ao arquiteto e urbanista Jorge Wilheim. O evento, que tem início às 9 horas no plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), marca também o Dia Mundial do Meio Ambiente.

O debate, segundo o deputado Goura, proponente do encontro, será sobre os feitos do arquiteto e urbanista, com ênfase na importância do planejamento urbano para a qualidade de vida dos cidadãos e para preservação do meio ambiente.
Também será realizada a entrega do título de Cidadão Honorário de Curitiba ("in memoriam") concedido ao arquiteto, iniciativa da Comissão de Urbanismo, Obras Públicas e Tecnologias da Informação da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), proposto pelo então vereador da capital paranaense, Goura.

A audiência pública contará com a presença de Ana Wilheim, filha do urbanista; do engenheiro civil e doutor em saúde pública, Ivan Carlos Maglio, além da doutora em gestão urbana, Letícia Gadens, e representantes dos órgãos municipais e estaduais de Planejamento.

História - Jorge Wilheim, arquiteto e urbanista, morto em 2014, foi o principal artífice do Plano Preliminar de Urbanismo de Curitiba (PPU) da década de 60, sendo um dos responsáveis para a criação do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC).

Nascido na Itália, chegou ao Brasil aos 12 anos, O arquiteto tinha uma consciência ecológica desde cedo. Recém-formado, na década de 1950, projetou uma cidade para 15 mil pessoas no Mato Grosso. A cidade de Angélica, é hoje vista como modelo de planejamento urbano.

Wilheim foi um dos primeiros a abordar a questão ambiental em seus projetos, ainda na década de 1980. Ele realizou aquele que foi o primeiro estudo de impacto ambiental do Brasil, para a Alcoa, no Maranhão. Na administração pública, esteve à frente da Secretaria de Meio Ambiente de São Paulo, a primeira do Brasil. Também implantou a primeira utilização oficial de álcool combustível no país, programa que seria conhecido mais tarde como Proálcool.

Exposição – Ainda na manhã de quarta-feira, também às 9 horas, será instalada no Espaço Cultural da Assembleia a exposição fotográfica “Pensar a cidade reconhecendo seus rios", do arquiteto e urbanista Gabriel Gallarza. Na mostra, serão apresentadas imagens do “Projeto Retratos de Belém”, na qual Gallarza fotografou os 20 km do Rio Belém, o maior rio curitibano, do limite com Almirante Tamandaré até quase São José dos Pinhais. "Um rio não é apenas um patrimônio natural. É também uma representação do modo de vida que está nas margens e contribui para o sentido de identidade e pertencimento", diz Gallarza.