Julho Dourado é lançado juntamente com o programa Pet Amigo

02/07/2019 15h00 | por Diretoria de Comunicação com assessoria parlamentar
Deputado Cobra Repórter (PSD) participa do lançamento da campanha Julho Dourado em Pontal do Paraná.

Deputado Cobra Repórter (PSD) participa do lançamento da campanha Julho Dourado em Pontal do Paraná.Créditos: Veruska Barison

Deputado Cobra Repórter (PSD) participa do lançamento da campanha Julho Dourado em Pontal do Paraná.

O deputado estadual Cobra Repórter (PSD) esteve, nesta terça-feira (02), em Pontal do Paraná, para o lançamento do “Julho Dourado”, que contou também com as presenças do secretário em exercício de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (SEDEST), Rasca Rodrigues, do prefeito da cidade Marcos Fioravante e da diretora de Políticas Ambientais Fabiana Campos, da SEDEST. O “Julho Dourado” foi criado por meio de uma lei estadual proposta pelo Cobra Repórter na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), que tem como objetivo refletir sobre a saúde de animais de rua e animais domésticos de estimação e a prevenção de doenças por eles transmitidos, as zoonoses.

O deputado ressaltou que este é o primeiro ano em que a Lei Nº 19472 de 2018 está em vigor e diversas ações foram preparadas em todo o Paraná. Durante o lançamento, foi promovida a castração de cães e gatos de Pontal e Ilha do Mel. Trata-se de uma força tarefa para a castração de 400 animais. A ação foi organizada pela SEDEST.

Na ocasião, foi também divulgada a abertura de edital de pesquisa e extensão em “Saúde Única”, mediante assinatura de protocolo de Intenções entre a SEDEST e a Fundação Araucária. “Saúde Única” é um conceito que integra a saúde humana, a saúde animal, o ambiente e a adoção de políticas públicas efetivas para prevenção e controle de enfermidades. O edital será composto por sete linhas temáticas específicas.

O lançamento do “Julho Dourado” contou ainda com a apresentação do programa “Pet Amigo” do Governo do Estado. O “Pet Amigo” é um cadastro onde é feito o registro do animal de estimação, doméstico ou domesticado. Com o registro, todas as informações sobre o bicho estarão reunidas em um só lugar e facilitará a identificação do animal, caso ele fuja ou seja levado de seu tutor. É possível indicar se o bicho está desaparecido, o que facilita a identificação e restituição do animal quando encontrado. O cadastro permite registrar gatos, cachorros, répteis, roedores, equinos, furões e outros animais domésticos ou domesticados.

Outro serviço disponível é a emissão de comunicados sobre campanhas de proteção e de saúde animal e dicas do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná sobre nutrição, cuidados, saúde e outras informações para o bem-estar do pet. Também foi realizada, na terça-feira, a entrega dos Certificados para o projeto “Mãos e Patas” e Grupo de Apoio aos “Bichinhos das Encantadas”.

Durante todo o mês de julho, estão previstas palestras, seminários, campanhas para orientar e prevenir as doenças transmitidas pelos animais, campanhas de adoção e de conscientização contra o abandono. Até um concurso de fotografias na página oficial do deputado na internet está sendo realizado. “O Julho Dourado é uma referência e a causa animal merece atenção no Paraná. Estamos no Estado com maior número de cães por domicílio e com uma imensa população de animais de rua. Esse projeto permite a promoção da conscientização sobre a posse responsável, incentiva a realização de campanhas de castração, ações preventivas de zoonoses e de adoção”, afirmou o deputado Cobra Repórter.

O secretário em exercício de Sustentável e do Turismo em exercício, Rasca Rodrigues, destacou que a iniciativa do deputado Cobra Repórter é extremamente importante e parabenizou o deputado pela iniciativa. "53% dos lares do Paraná tem um animal de estimação, eles já fazem parte da vida das pessoas e precisam de carinho e atenção. Também é importante a conscientização contra o abandono. É uma questão de saúde pública, do animal e de quem tem o animal", afirmou.

SAMU VET - O SAMU VET é uma unidade móvel de resgate de animais atropelados em via pública para fazer um primeiro atendimento e depois levá-lo a uma unidade conveniada. Eles participaram da atividade em Pontal do Paraná. O deputado Cobra Repórter vai trabalhar junto ao Governo do Estado para verificar formas de levar o Samu Vet para as principais cidades do Estado.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação