Lançamento de mutirão Concilia Paraná reforça harmonia entre Poderes

26/04/2022 16h34 | por Claudia Ribeiro
Podcast Concilia Paraná - mutirão para atendimento de casos ligados ao direito de família é lançado na Assembleia Legislativa do Paraná.

Concilia Paraná - mutirão para atendimento de casos ligados ao direito de família é lançado na Assembleia Legislativa do Paraná.Créditos: Dálie Felberg/Alep

Concilia Paraná - mutirão para atendimento de casos ligados ao direito de família é lançado na Assembleia Legislativa do Paraná.

  Em permanente harmonia entre os Poderes, foi lançado na manhã desta terça-feira (26), no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná, o “Concilia Paraná”, o primeiro mutirão de conciliação na área de família, desde a instalação do posto da Defensoria Pública na Casa de Leis, em novembro do ano passado. O presidente Ademar Traiano (PSD) celebrou o ato como uma conquista das duas instituições e da população vulnerável.

(Sonora)

A conciliação tem o objetivo de resolver, de forma amigável, rápida, gratuita e sem burocracia temas como divórcios, guarda de filhos, pensão alimentícia e partilha de bens, antes que esse tipo de demanda se torne um processo judicial, que é justamente o  foco do trabalho da Defensoria, como lembra o defensor-geral do Estado, André Ribeiro Giamberardino.

(Sonora)

O primeiro secretário da Assembleia Legislativa, deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD), aproveitou o evento de abertura para enfatizar que a parceria entre o Poder Legislativo e a Defensoria foi acertada e simboliza também o fortalecimento das duas instituições, cada vez mais sólidas e próximas do cidadão.

(Sonora)

O presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, desembargador José Laurindo de Souza Netto classificou  a atuação da Defensoria Pública dentro de uma Casa Legislativa, como um avanço. Para o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura,.  “foi um orgulho para o estado do Paraná poder contar com essa parceria”. E “uma iniciativa positiva para preencher uma lacuna que supre a falta de mais defensores no interior do estado”, na opinião do  deputado Tadeu veneri (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Casa.

 Também participaram do lançamento os deputados Cantora Mara Lima (Republicanos), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher; Dr. Batista (União), presidente da Comissão de Saúde Pública; Goura (PDT), que preside a Comissão de Ecologia, Meio Ambiente e Proteção aos Animais; Boca Aberta Junior (PROS) e Mabel Canto (PSDB). Além do controlador-geral do Estado, Raul Clei Coccaro Siqueira, que representou o governador Carlos Massa Ratinho Júnior; Jennifer Scheffer, presidente da Associação dos Defensores e Defensoras Públicos do Estado do Paraná e Matheus Cavalcanti Munhoz, coordenador da Assessoria de Projetos Especiais e responsável pelo posto da Defensoria na Assembleia, que explicou que o fato do mutirão ser na área do direito de família tem motivo: a alta procura.

(Sonora)

 (sobe som)

O Concilia Paraná, parceria entre a Assembleia Legislativa e a Defensoria Pública, acontece nesta quinta (28) e na sexta-feira (29), entre 9h e 17h. Podem participar pessoas com renda familiar de até 3 salários mínimos.

  Nos dias de atendimento do mutirão é preciso que todas as pessoas envolvidas compareçam ao Plenarinho da Assembleia Legislativa com diversos documentos. A relação está em nosso site.

www.assembleia.pr.leg.br ou no site da Defensoria: o www.defensoriapublica.pr.def.br

 

O posto da Defensoria Pública na Assembleia Legislativa fica na Praça Nossa Senhora de Salete/SN, Centro Cívico.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação