Liderança da Oposição

07/10/2009 17h20 | por Sonia Maschke - Jaime Santorsula Martins / 41 3350-4193
Os deputados da Oposição conseguiram sensibilizar a maioria dos deputados estaduais para a necessidade de convocação do secretário de Segurança, Luiz Fernando Delazari, para prestar esclarecimentos à sociedade sobre o aumento da criminalidade no Paraná.O líder da bancada, deputado Élio Rusch (DEM), conseguiu 31 assinaturas para um novo pedido de convocação. Em virtude de ter sido rejeitado um pedido similar em agosto, somente com a assinatura da maioria dos 54 deputados é que o pedido poderia ser reapresentado.“Estamos tentando desde junho trazer o secretário à Assembleia. Foram mais de seis tentativas frustradas até o momento. Agora preenchemos todos os requisitos regimentais para que o Delazari venha ao plenário esclarecer à sociedade paranaense sobre as providências que estão sendo tomadas para conter o avanço da violência”, justificou Rusch.O parlamentar acredita que será praticamente impossível que o requerimento seja rejeitado em plenário.“Quero acreditar que aqueles que assinaram não voltarão atrás. Será lamentável se isso acontecer”.O deputado Valdir Rossoni (PSDB), disse que o medo é generalizado, que todos os paranaenses estão apreensivos e que é preciso ouvir do secretário quais as medidas que estão sendo tomadas para coibir a violência.“Mesmo dentro das casas as pessoas não estão seguras”, disse. “As 31 assinaturas mostram que é o desejo da maioria dos parlamentares de não se curvar diante do secretário. Não tem mais como esconder o caos que se instalou no Paraná e esse secretário será lembrado na história como o pior secretário de Segurança do estado”, completou.O vice-líder da Oposição, deputado Douglas Fabrício (PPS), disse que as assinaturas mostram que a Oposição estava correta quando julgou necessária a presença do secretário na Assembleia.“A falta de segurança é grave. Foram deputados de todas as regiões que assinaram e isso mostra a preocupação da Assembleia com a falta de segurança no Paraná”.O deputado Marcelo Rangel (PPS), disse que as assinaturas não bastam, é preciso acompanhar também a votação do requerimento.“O voto é necessário e essencial. É preciso que se preste atenção na hora do voto e ver aqueles que irão honrar a assinatura”.O deputado Stephanes Júnior (PMDB) se mostrou preocupado com o fato de um bairro em Curitiba ter sofrido um toque de recolher e oito pessoas assassinadas e que a vinda do secretário se faz necessária para obter esclarecimentos.“Se nada for feito teremos um Rio de Janeiro em Curitiba, em que bairros são fechados por traficantes e a polícia nada faz. Precisamos saber o que a secretaria está fazendo para melhorar a segurança do estado, o que vai fazer para prender os responsáveis pela chacina e para que isso não se repita”.A convocação será votada na sessão da próxima terça-feira (13), em virtude do pedido do líder do governo em discutir o requerimento. Deputados que assinaram o requerimento de convocação Élio Rusch (DEM), Durval Amaral (DEM), Plauto Miro Guimarães (DEM), Valdir Rossoni (PSDB), Ademar Traiano (PSDB), Luiz Accorsi (PSDB), Luiz Nishimori (PSDB), Mauro Moraes (PSDB), Neivo Beraldin (PDT), Augustinho Zucchi (PDT), Fernando Scanavacca (PDT), Douglas Fabrício (PPS), Marcelo Rangel (PPS), Felipe Lucas (PPS), Péricles de Melo (PT), Tadeu Veneri (PT), Professor Lemos (PT), Elton Welter (PT), Chico Noroeste (PR), Ney Leprevost (PP), Antonio Belinati (PP), Rosane (PV), Pastor Edson Praczyk (PRB), Reni Pereira (PSB), Nereu Moura (PMDB), Jonas Guimarães (PMDB), Stephanes Júnior (PMDB), Luiz Eduardo Cheida (PMDB), Edson Strapasson (PMDB), Dobrandino da Silva (PMDB), Mário Roque (PMDB).