Liderança da Oposição - Deputado Valdir Rossoni (psdb)

26/05/2008 09h42 | por Sonia Maschke / Jaime Santorsula Martins / 41 3350-4193
As informações sobre os gastos do governo estadual com cartões corporativos chegaram na manhã desta quarta-feira (21) na Assembléia Legislativa, segundo informações obtidas pelo líder da Oposição, deputado Valdir Rossoni (PSDB). Os dados foram enviados pela Secretaria de Administração em 120 volumes quase um mês após a decisão do desembargador Rosene Arão de Cristo Pereira que obrigou o Estado a prestar as informações. “Bastava atravessar a rua, mas o governo se perdeu no meio do caminho. Até que enfim conseguiram encontrar o endereço da Assembléia”, ironizou Rossoni. O deputado lamentou que as informações não vieram por meio digital. “Se tivessem vindo por meio eletrônico facilitaria o processamento das informações. Essa atitude deixa claro que o governo está no século passado”, relatou. O deputado adiantou que terá de contratar uma empresa de consultoria para analisar os dados. “Tenho que ver primeiro como esses documentos foram enviados para decidir como proceder na conferência do conteúdo. Só espero que não seja um calhamaço com informações não solicitadas e sem critério de ordenamento, como fez a Sanepar recentemente no caso das desapropriações de terrenos em Piraquara”, completou. A entrega dos documentos para o líder da Oposição acontecerá na próxima segunda-feira (26), conforme entendimento com o 1º secretário da Assembléia, deputado Alexandre Curi. O casoOs deputados da bancada da Oposição protocolaram no dia 6 de março um mandado de segurança no TJ para obter informações sobre gastos com cartões corporativos de algumas secretarias de Estado. A decisão de recorrer à Justiça foi tomada depois que um pedido de informações foi protocolado diretamente na Secretaria Estadual de Administração e Previdência (SEAP) no dia 14 de fevereiro, com prazo de 15 dias para as respostas, e não foi respondido.A Oposição pede que a SEAP, que controla a Central de Viagens, forneça os nomes dos servidores que possuem cartões corporativos, os valores sacados, a data do saque e o destino dos servidores. O pedido abrange a Governadoria, Vice-Governadoria, Casa Civil, Secretaria de Educação, Secretaria da Cultura - incluindo o Museu Oscar Niemeyer, Secretaria de Comunicação, APPA e Cohapar.No dia 23 de abril o desembargador Rosene Arão de Cristo Pereira concedeu liminar favorável aos deputados da Oposição e obrigou que o governo prestasse as informações num prazo de 5 dias.