Liderança de Governo - Deputado Luiz Cláudio Romanelli (pmdb)

16/09/2008 15h49 | por Zé Beto Maciel/Daniel Abreu/Casemiro Linarth/Roberto Salomão / H2foz@hotmail.com – Contato@luizromanelli.com.br / (41)9241-2401/(41)3350-4191/(41)9121
O deputado Luiz Claudio Romanelli (PMDB), líder do Governo na Assembléia Legislativa, destacou nesta terça-feira (16) a realização da sétima etapa do projeto “Fera com Ciência” em Curitiba. “É mais do que interessante conferir mais de 2,5 mil estudantes e professores dos 165 colégios estaduais da capital reunidos em apresentações artísticas e de experiências científicas”, disse Romanelli do festival que iniciou nesta segunda-feira (15), no Centro Cívico, e segue até sexta-feira (19). Ao todo, serão 32.730 participantes dos 32 NREs, reunidos em 15 municípios sede. O fechamento do programa será em Paranaguá, no mês de novembro. O Festival de Arte da Rede Estudantil completa cinco anos com a marca de 115 mil participantes. Em 2007, foram três etapas regionais nas quais participaram 15 mil estudantes e professores. Já em 2008, foram 1,3 mil apresentações artísticas e culturais.Já o projeto Educação com Ciência teve a participação de 20,1 mil estudantes e professores desde 2003. Além de realizar a exposição dos experimentos e pesquisas – que já reuniu 4,1 mil trabalhos -, o projeto oferta oficinas focadas nas mais diversas áreas de conhecimento. As exposições do Com Ciência já foram visitadas por mais de 137 mil pessoas. Para os alunos, o Fera Com Ciência é uma oportunidade de troca de experiências. “Fiz uma oficina de hip-hop, que era um tipo de música que eu não gostava e aprendi muito, acabei mudando meu conceito”, comenta Lilian de Oliveira. Para a estudante, que participa pela terceira vez do projeto, o mais interessante é descobrir os talentos escondidos dentro das escolas. “O Fera é bom, porque se pode apreciar vários tipos de arte em um mesmo evento, você conhece um mundo novo”, diz.INCENTIVO – Este é o primeiro ano em que os dois projetos são veiculados juntos. O Fera com Ciência é uma promoção é da Secretaria da Educação e dos núcleos regionais de educação, em parceria com as prefeituras, Copel, Sanepar, Paraná Alfabetizado, Secretaria de Turismo, Instituto Ambiental do Paraná, Escola de Belas Artes, Secretaria do Meio Ambiente, Cohapar, Patrulha Escolar, Detran, Diretran, Polícia Militar, Universidade Federal do Paraná, Paraná Esportes e Loja do Quimono.O projeto tem como objetivo incentivar experiências nas diversas linguagens artísticas e da produção científica, desenvolvendo a interdisciplinaridade, trabalhando com o conhecimento da arte, ciência e cultura. Todas as ações do projeto são executadas em consonância com as diretrizes curriculares para a educação básica do Paraná.ATIVIDADES - Durante quatro dias, os estudantes da rede estadual de ensino participam de atividades de dança, pintura, poesia, show de talentos e oficinas científicas. O tema desse ano é Centenário da Imigração Japonesa e as raízes culturais que os imigrantes plantaram em solo paranaense, onde é viva a sua cultura. São desenvolvidas 50 oficinas com diversos temas, como Oficinas de Haicai, Origami, espaço Zen, Hokusai e a arte japonesa e Ikebana, além de robótica, mecatrônica, refração da luz, entre outras.Haverá ainda apresentações de grupos de dança, música e teatro, exposições, palestras e visitas à patrimônios culturais (Museu Oscar Niemeyer e Teatro Guaira), científicos (Museu da Copel e Museu das Ciências Naturais) e tecnológicos (Parque das Ciências e Universidade Livre do Meio Ambiente).