Liderança de Governo - Deputado Luiz Cláudio Romanelli (pmdb)

29/08/2008 14h18 | por Zé Beto Maciel/Luiz Filho/Daniel Abreu/Casemiro Linarth/Roberto Salomão / H2foz@hotmail.com – Contato@luizromanelli.com.br – Daniel@luizromanelli.com.
“É uma proposta factível porque o subsídio pode vir através da redução de impostos e financiamentos. E dessa forma, conforme a CBIC, poderemos zerar o déficit habitacional do país num prazo de 15 anos”, disse Romanelli sobre a proposta entrega nesta semana ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e que exige investimentos de R$ 300 bilhões. O líder do Governo na Assembléia Legislativa, deputado Luiz Claudio Romanelli (PMDB), defendeu nesta sexta-feira (29) a proposta da CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção) para construção de 8 milhões de casas, subsidiadas pelo governo federal, para os trabalhadores com renda mensal menor que cinco salários mínimos. “É uma proposta factível porque o subsídio pode vir através da redução de impostos e financiamentos. E dessa forma, conforme a CBIC, poderemos zerar o déficit habitacional do país num prazo de 15 anos”, disse Romanelli sobre a proposta entrega nesta semana ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e que exige investimentos de R$ 300 bilhões. PARANÁ - O projeto prevê subsídios aos compradores de até 50% por meio de redução de impostos ou financiamentos. No Paraná, Romanelli diz que o governador Roberto Requião já faz sua parte ao garantir os subsídios e isentar o ICMS na compra de materiais das casas construídas pela Cohapar. “Além da isenção de impostos dos materiais de construção que garante redução de custos, os paranaenses recebem subsídios de até 70% no financiamento da casa própria, o que significa que os mutuários da Cohapar pagam 30% do valor da casa, ficando o restante à cargo do Estado”, explica Romanelli.No Brasil, 7,5 milhões de famílias, ou seja, 28 milhões de pessoas não têm acesso à moradia digna. No Paraná, esse número é de 260.648 famílias (229.069 na área urbana e 31.579 na área rural). “O nosso desafio é atender as famílias com renda mensal de até três salários mínimos que representam 85,4% - no caso do Paraná - daqueles que não têm acesso à casa própria”, completa Romanelli.INVESTIMENTOS - O deputado ainda apontou que os recursos para moradia popular cresceram significativamente sob o governo Lula. Ainda nessa semana, o Conselho Curador do FGTS aprovou a ampliação do orçamento do fundo destinado a projetos de saneamento e habitação. O orçamento reservado às duas áreas será ampliado em R$ 3,4 bilhões.Para 2008, já foram disponibilizados R$ 6,9 bilhões do FGTS para essa modalidade de financiamento, que atende pessoas físicas e jurídicas. Somando todos os recursos previstos para habitação, em quatro anos serão R$ 28 bilhões.No próximo ano, o Paraná vai receber as obras de habitação do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e FNHIS (Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social) no valor de R$ 197 milhões para a construção de 4.458 novas casas e 12.744 regularizações fundiárias ou urbanização de favelas.