Liderança de Governo - Deputado Luiz Claudio Romanelli (pmdb)

05/08/2008 17h54 | por Zé Beto Maciel/Luiz Filho/Daniel Abreu/Casemiro Linarth/Roberto Salomão / h2foz@hotmail.com – contato@luizromanelli.com.br – daniel@luizromanelli.com.
O deputado Luiz Claudio Romanelli (PMDB), líder do Governo na Assembléia Legislativa, destacou nesta terça-feira (5) o novo plano de investimentos na recuperação das estradas estaduais do Governo Requião. Nos próximos dois anos serão investidos R$ 158,9 milhões no programa “Conserva Total”, lançado na semana passada pelo governador Roberto Requião. O deputado Luiz Claudio Romanelli (PMDB), líder do Governo na Assembléia Legislativa, destacou nesta terça-feira (5) o novo plano de investimentos na recuperação das estradas estaduais do Governo Requião. Nos próximos dois anos serão investidos R$ 158,9 milhões no programa “Conserva Total”, lançado na semana passada pelo governador Roberto Requião. “O Governo do Paraná é exemplo de que é possível investir e conservar as rodovias públicas. Com uma gestão austera e responsável, tiramos o estado do caos rodoviário em que se encontrava. Hoje os investimentos se tornaram realidade. Serão recuperados mais 7,8 mil quilômetros até 2010, totalizando mais de 13 mil quilômetros em oito anos. Investimentos que refletem na economia e no desenvolvimento do Paraná”, destacou Romanelli. Programa - Os recursos que fazem do programa vão garantir a manutenção das vias estaduais com reparos localizados, drenagem e recomposição do pavimento. Além desses investimentos, o programa integra outras intervenções nas rodovias paranaenses, como conservação da faixa de domínio (limpeza dos acostamentos e da vegetação), recuperação, sinalização, segurança rodoviária e pesagem de veículos. O secretário dos Transportes, Rogério Tizzot, explicou que o programa de Conserva Total é uma ação de gestão rodoviária para garantir e melhorar o que vem sendo feito nas estradas desde 2003. “Preparamos um planejamento completo e bem estudado para garantir investimentos em toda a malha paranaense até 2010”. Principais trechos – Dentro dos 7,8 quilômetros incluídos no programa de conservação rotineira, 541,52 pertencem à regional Leste. Apenas nesta área destacam-se os 50,73 quilômetros entre Rio Branco do Sul e Cerro Azul (PR-092); os 45,6 quilômetros que ligam União da Vitória a Cruz Machado (PR-447); e 28,8 quilômetros entre Campo do Tenente e o acesso à Lapa (PR-427). Já na regional dos Campos Gerais, serão 897 quilômetros atendidos, entre os quais 48,3 quilômetros entre Reserva e Três Bicos (PR-239); 42,5 quilômetros entre Arapoti e Ventania (PR-239); e 38 quilômetros entre Marquinho e Laranjeiras do Sul. No Norte do Estado, 1.706 quilômetros devem receber obras. Entre os principais trechos, os 42,5 quilômetros entre Congonhinhas e a PR-963 (PR-435); 28,77 quilômetros entre Cornélio Procópio e Nova Fátima (PR-160); e 28,6 quilômetros entre Primeiro de Maio e Alvorada do Sul (PR-437). Mais 2.882 quilômetros sofrerão intervenções na regional Noroeste. Destaque para os 37,3 quilômetros entre Cruzeiro do Oeste e Nova Olímpia (PR-477); os 36,25 quilômetros entre a PRC-158 e Nova Cantu (PR-239); e para os 30 quilômetros que ligam Maria Helena a Douradina (PR-680). No Oeste do Estado, os investimentos abrangem 1.606,6 quilômetros. Serão realizadas obras nos 34,24 quilômetros entre a PR-281 e São Pedro (PR-459); nos 33,68 quilômetros entre Cascavel e Jotaesse (PR-486); e nos 33 quilômetros entre Catanduvas e Três Barras do Paraná (PR-471). Já nas rodovias de acesso à Ponte Ayrton Senna, outros 152 quilômetros devem receber atenção. Entre eles, os 33 quilômetros entre Palotina e Terra Roxa (PR-364); 18,5 quilômetros entre o acesso a Maripá e o acesso a Pérola Independente (PR-182); e os 14 quilômetros entre Palotina e Maripá (PR-182). Os novos investimentos vêm se somar aos autorizados, na semana passada, pelo governador Requião. Também dentro do programa de Conserva Total serão aplicados R$ 231 milhões em outros 1,7 mil quilômetros na conservação periódica das vias estaduais.