Liderança do Governo

05/08/2009 16h04 | por Zé Beto Maciel/Francisco Vitelli / h2foz@hotmail.com – contato@luizromanelli.com.br – zbm@luizromanelli.com.br / (41)9241-2401/(41)3350-4120 / www.lui
O prefeito de Cornélio Procópio, Amin Hannouche (PP), e o deputado Luiz Claudio Romanelli (PMDB), líder do Governo na Assembleia Legislativa, definiram nesta quarta-feira (5) junto ao Governo do Estado a construção de mais quatro importantes obras na cidade do Norte: um centro de saúde da mulher e da criança, uma biblioteca cidadã, um Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e uma Unidade de Pronto Atendimento da Saúde (Upas). “Somente nessas quatro obras, que já foram definidos os terrenos, os investimentos ultrapassam a R$ 2,2 milhões, o que demonstra a importância geográfica de Cornélio Procópio em receber essas estruturas de atendimento nas áreas de saúde, educação, cultura e assistência social”, disse Romanelli. BIBLIOTECA - Segundo o prefeito Amin Hannouche, a Biblioteca Cidadã será construída ao lado da antiga rodoviária. O espaço terá 184 metros quadrados e o investimento - o que inclui a obra, acervo, equipamento e treinamento de pessoal - é de R$ 312 mil. O espaço vai reunir cultura e tecnologia e acervo inicial de dois mil livros que engloba todos os gêneros literários, com obras de grandes autores da literatura nacional e estrangeira.O projeto arquitetônico é constituído de módulos para possibilitar uma ampliação futura. Além do mobiliário necessário, o prédio será equipado com computadores com acesso à internet, aparelhos de televisão, vídeo e DVD. O projeto também prevê o plantio de uma ou mais árvores nativas no terreno e a elaboração de um painel por um artista local. CLÍNICA - Já com terreno aprovado pela Sedu está a construção do Centro de Saúde da Mulher e da Criança. Com 260 m2 de área total e investimento de R$ 540 mil, o centro de saúde terá consultórios odontológico, pediátrico e ginecológico, salas de enfermagem, imunização, inalação, curativos e higiene bucal, área para realização de exames cardíacos, farmácia, vestiários e copa. A Secretaria Estadual de Saúde vai fornecer os equipamentos, repassar incentivo mensal à prefeitura de Cornélio Procópio e prestará ainda assessoria técnica, incluindo o treinamento de profissionais. “Vamos construir a Clínica da Mulher ao lado do Cisnop e oferecer atendimentos em ginecologia, obstetrícia, pediatria e odontologia”, disse Hannouche. CRAS - Já o Cras terá 140 metros quadrados e vai atender famílias vulneráveis em relação à desemprego, pobreza, trabalho infantil e acesso a bens e serviços. No local será realizado atendimento por assistentes sociais e psicólogos, grupos de convivência, qualificação profissional e inclusão produtiva. O centro também abrigará uma Agência do Trabalhador. “O Governo do Estado vai construir o centro que deve custar R$ 100 mil e o governo federal, depois de concluído, vai repassar R$ 6,3 mil mensais como apoio aos serviços prestados”, disse o prefeito. UPAS - A cidade vai receber ainda, do governo federal, uma Unidade de Pronto Atendimento de Saúde 24 horas. A prefeitura, segundo Romanelli e Hannouche, vai adiantar a instalação do serviço do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) para receber a Upas.A Upas 24h é uma estrutura de complexidade intermediária entre as unidades básicas de saúde e os hospitais que compõem uma rede organizada de atenção às urgências. A obra que terá 700 metros quadrados e custará R$ 1 milhão, além de R$ 350 mil em equipamentos. Os recursos serão do Ministério da Saúde, mas a execução da obra será responsabilidade de cada município. Já o custeio mensal, terá contrapartida municipal e federal de R$ 200 mil/mês.