Liderança do Governo

04/08/2009 14h31 | por Zé Beto Maciel/Francisco Vitelli / h2foz@hotmail.com – contato@luizromanelli.com.br – zbm@luizromanelli.com.br / (41)9241-2401/(41)3350-4120 / www.lui
Cornélio Procópio, Guamiranga, Santa Cecília do Pavão, São Jerônimo da Serra e, Sapopema estão entre as 60 cidades que receberão ainda em 2009 os Centros de Referência de Assistência SocialO deputado Luiz Claudio Romanelli (PMDB), líder do Governo na Assembleia Legislativa, confirmou nesta terça-feira (4) que cinco cidades do Norte Pioneiro - Cornélio Procópio, Guamiranga, Santa Cecília do Pavão, São Jerônimo da Serra e Sapopema – estão entre as 60 cidades que receberão ainda em 2009 as obras dos Centros de Referência de Assistência Social.“Os centros são muito importantes às cidades do Norte Pioneiro porque as demandas pelos programas sociais - tanto do governo do Estado como do Governo Federal - são grandes. Daí a necessidade de ter uma estrutura de atendimento, cadastro e de acompanhamento de programas que vão do Bolsa Família ao Leite das Crianças”, destacou Romanelli. Segundo Romanelli, o Governo do Estado reservou R$ 9,1 milhões para a construção de 110 unidades dos centros de referências. O tamanho varia entre 103,95 m2 e 138,10 m2 - o que inclui salas de atendimento, oficinas, banheiros, entre outros espaços. “O município entra com o terreno, o Governo do Estado constrói a obra e a prefeitura administra o centro com equipe de técnicos e funcionários”, adianta Romanelli. REDE DE PROTEÇÃO - Os centros, conhecidos como Cras, vão oferecer atendimento a pessoas e famílias que sofrem as mais diversas formas de vulnerabilidade, como desemprego, pobreza, trabalho infantil, ausência de acesso a bens e serviços. Nos locais serão realizados atendimentos por assistentes sociais e psicólogos, grupos de convivência, qualificação profissional e inclusão produtiva. Os centros também abrigarão as agências do trabalhador.Depois de prontos, as prefeituras receberão recursos, entre R$ 4,5 mil e R$ 6,3 mil mensais, do governo federal para executar os serviços prestados pelos centros de referência. “Os centros vão identificar as situações de vulnerabilidade social e risco e a partir disso, articular uma rede de prestação de serviços. Outras demandas serão encaminhadas a uma rede de proteção social especial e de políticas setoriais, como saúde e educação, trabalho, habitação, esporte e cultura”, completou Romanelli.