Liderança do Governo

24/06/2009 17h02 | por Luiz Filho/Zé Beto Maciel/Francisco Vitelli / h2foz@hotmail.com – contato@luizromanelli.com.br – zbm@luizromanelli.com.br / (41)9241-2401/(41)3350-412
O governador Roberto Requião anunciou nesta quarta-feira (24) que as 26 cidades do Norte Pioneiro, que integram a Amunorpi (Associação dos Municípios do Norte Pioneiro), serão as próximas a receber 78 os ônibus do transporte escolar. A região vai receber ainda três ônibus para o transporte de pacientes ao Hospital Regional de Santo Antonio da Platina e aos hospitais de Ibaiti e Wenceslau Brás, entre outras unidades de saúde.“Todas as cidades com menos de 100 mil habitantes estão recebendo ônibus para melhorar o transporte escolar. E todas as regionais de saúde vão receber ônibus brancos para transporte de doentes que precisam de condução permanente. Não são os doentes da emergência da ambulância, são os de tratamentos continuados nos hospitais. A região poderá receber até três ônibus”, adiantou Requião no encontro que reuniu prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e deputados que representam o Norte Pioneiro.Na região, os ônibus do transporte de saúde ficarão sob a responsabilidade do Cisnorpi (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Norte Pioneiro). Ao consórcio, Requião confirmou a liberação de R$ 2,8 milhões ao hospital regional de Santo Antônio da Platina e de mais R$ 120 mil mensais para ampliar o atendimento dos hospitais da região.OBRAS - Os prefeitos, vereadores e deputados cumprimentaram Requião pelo conjunto de obras, programas, projetos e ações realizados e em execução nas 26 cidades da região. “No Norte Pioneiro há um divisor de água antes e depois do Governo Requião. São estradas pavimentadas, patrulha rural, trator solidário, creches, clínicas da mulher e da criança, bibliotecas cidadãs, ônibus, ambulâncias. Nunca vi um governo investir tanto na nossa região como o atual”, disse o prefeito de São José da Boa Vista, Dilceu Bona (PSDB), presidente da Amunorpi.Entre os destaques apontados pelos prefeitos e deputados, a maioria citou obras de infra-estrutura (postos de saúde, creches, bibliotecas, pavimentação de ruas e avenidas) e as ligações rodoviárias entre as cidades da região e os principais centros comerciais do Estado. “Recebemos a clínica da mulher e da criança, barracão industrial, reforma do aeroporto, casas populares, posto de bombeiro, reforma do colégio estadual e investimentos da Copel e da Sanepar na ampliação da crede elétrica e na expansão do esgotamento de água e esgoto”, listou o prefeito Luis Antonio Liechocki (PMDB) das obras estaduais realizadas em Siqueira Campos.IDH - O deputado Luiz Claudio Romanelli (PMDB), líder do Governo na Assembleia Legislativa, disse que a população da região reconhece e vai assegurar a continuidade dos programas e projetos do Governo do Paraná. “Hoje, o Norte Pioneiro é uma região promissora. Tem uma excelente bacia leiteira nas pequenas propriedades da agricultura familiar e um dos melhores índices de desenvolvimento com geração de emprego. Todos os dados estatísticos do IBGE e de IDH melhoram e muito graças às ações e ao empenho do Governo do Paraná nos últimos seis anos”, disse Romanelli.O vice-governador Orlando Pessui também destacou as ações do Governo do Paraná levadas na região. “A reconstrução do Paraná é uma obra coletiva, que tem a colaboração ativa e solidária de milhares de pessoas. É hora da mobilização dessas pessoas para assegurar as conquistas”, disse. “Da nossa parte, estamos em contato direto com prefeitos, lideranças políticas, sindicatos, associações de bairros, entidades estudantis, clubes de serviços, igrejas, associações comerciais. Vamos manter, de forma permanente, o que o Paraná conquistou em oito anos”, completou.PREFEITOS - Do encontro participaram ainda os deputados Nereu Moura (PMDB), Cleiton Kielse (PMDB), Caíto Quintana (PMDB), Miltinho Puppio (PSDB), Alexandre Curi (PMDB), Felipe Lucas (PPS) e Jonas Guimarães (PMDB). E os prefeitos Irton Muzeh (Abatiá), José Reinaldo Xavier (Andirá), Edimar Alboneti (Barra do Jacaré), José Neto (Cambará), Isaac Tavares (Carlópolis), Juarez Lelis (Conselheiro Mairinck), Geraldo Molina (Figiera), Eduí Gonçalves (Guapirama), Luiz Carlos Santos (Ibaiti), Esmair Oliveira (Jaboti), Tina Tonetti (Jacarezinho), Otélio Baroni (Jaguariaíva).E ainda: João Renato Custódio (Japira), Willian Ovçar (Joaquim Távora), Valter Abras (Jundiaí do Sul), Claudinei Benetti (Pinhalão), Efraim Moraes (Quatiguá), Geraldo Araújo (Ribeirão Claro), Dartgnan Fraiz (Riberão do Pinhal), Israel Domingos (Salto do Itararé), Maria Ana Pombo (Santo Antonio da Platina), José Isac (Santana do Itararé), Walter Juliano Doria (Sengés), Guilherme Costa (Tomazina) e Athayde Ferreira dos Santos (Wenceslau Brás).