Liderança do Governo - Deputado Luiz Claudio Romanelli (pmdb)

14/07/2009 18h17 | por Zé Beto Maciel/Francisco Vitelli / H2foz@hotmail.com – Contato@luizromanelli.com.br – Zbm@luizromanelli.com.br / (41)9241-2401/(41)3350-4120 / Www.lui
Todas as pessoas e entidades públicas e civis que se destacarem em atividades de defesa civil como resgates e ações de auxílio a pessoas em situação de risco ou desamparadas contam a partir de agora com uma condecoração oficial do estado: a Medalha de Mérito da Defesa Civil do Estado do Paraná Tenente-coronel Dario Natan. O projeto que cria a comenda foi aprovado nesta terça-feira (14), na Assembleia Legislativa, em redação final. O texto aprovado pelos parlamentares segue agora para a sanção do governador Roberto Requião.“Todos os dias milhares de profissionais paranaenses, militares e civis se arriscam em defesa de vidas, principalmente em ocasiões de extrema urgência, como os desastres naturais. Precisamos reconhecer esse trabalho de grande importância na sociedade”, disse o líder do Governo na Casa, deputado Luiz Claudio Romanelli (PMDB).SOLIDARIEDADE - Na justificativa da proposta, o governador Requião afirma que a Defesa Civil ampliou seus trabalhos com a participação de entidades públicas e sociedade em geral. Com isso, tornou-se necessário o desenvolvimento de um conjunto de ações preventivas, de socorro, assistenciais e de reconstrução destinadas a evitar os desastres ou diminuir seus efeitos, preservar o moral da população e restabelecer a normalidade social. Segundo Requião, no desenvolvimento das fases de prevenção, preparação, resposta aos desastres e reconstrução se distinguem pessoas com uma atuação que “vai muito além do senso comum ou do próprio cumprimento do dever”. “Pessoas movidas por sentimento solidário e fraternal abrem a mão da segurança e do conforto e se doam em benefício do bem-estar de um irmão flagelado”. Na avaliação do líder do PMDB, deputado Waldyr Pugliesi, nas últimas décadas houve um aumento dos casos de desastres naturais e a atuação da defesa civil se torna cada vez mais importante e necessária no atendimento às populações atingidas. “No ano passado, a Defesa Civil do Paraná foi a primeira a socorrer as vítimas das inundações em Santa Catarina, e não há nada mais justo do que reconhecer as atividades destas pessoas e instituições que se destacam no socorro aos atingidos por calamidades”, disse. DEFINIÇÃO – A Medalha de Mérito da Defesa Civil do Estado do Paraná se destina a essas pessoas e entidades, de acordo com o projeto aprovado pelos parlamentares. Ela será outorgada pelo governador do Estado, mediante proposta do Coordenador Estadual de Defesa Civil. A criação da Medalha de Mérito da Defesa Civil do Estado do Paraná é uma homenagem ao tenente-coronel Dario Natan Bezerra e terá o seu nome. Dario Bezerra foi um oficial do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Paraná que se destacou na defesa civil do estado. Exerceu funções voltadas às atividades de busca, salvamento e defesa civil, sobretudo nos municípios de Londrina, Cornélio Procópio, Arapongas, Cascavel e Curitiba.