Liderança do Governo - Deputado Luiz Cláudio Romanelli (pmdb)

16/09/2008 15h53 | por Zé Beto Maciel/Luiz Filho/Daniel Abreu/Casemiro Linarth/Roberto Salomão / h2foz@hotmail.com – contato@luizromanelli.com.br – daniel@luizromanelli.com.
O deputado Luiz Cláudio Romanelli (PMDB), líder do Governo na Assembléia Legislativa, alertou nesta terça-feira (16) que a Caixa Econômica Federal tem ainda R$ 4 bilhões para financiamento de casa própria para as famílias de classe média e alta. “O grande déficit de casa própria é ainda para as famílias com renda mensal de até três salários mínimos, mas elas têm linhas créditos especiais para tal fim. Mas a Caixa tem ainda R$ 4 bilhões para outro tipo de financiamento”, disse Romanelli. A Caixa, segundo Romanelli, é a principal parceira do Estado na execução da casa própria aos paranaenses. “A Caixa financia as casas através da Cohapar, das cohabs municipais, das prefeituras e tem recursos próprios e do PAC (Plano de Aceleração do Crescimento) para casa própria, regularização fundiária e urbana”, disse.180 MIL IMÓVEIS - Os R$ 4 bilhões são para o financiamento de imóveis destinados às classes média e alta, de qualquer valor, sem limite máximo de renda e com prazos de até 30 anos para pagar. A Caixa está promovendo, em 2008, a maior contratação habitacional com recursos da poupança desta década. A expectativa é financiar pelo menos 180 mil imóveis, contra 81 mil de 2007 e 51 mil de 2006. Esse resultado tornou-se possível porque a instituição obteve este ano a maior captação de poupança da sua história. Quem optar por financiar 80% do valor de avaliação, pode parcelar o pagamento em até 240 meses. Para quem deseja contratar em 360 meses, a entrada deve ser de pelo menos 30% do valor de avaliação do imóvel. Além de oferecer uma das melhores taxas de juros do mercado e os prazos mais elásticos, a Caixa, nos últimos anos, promoveu diversas mudanças nos processos de concessão de crédito, o que tornou o financiamento habitacional mais ágil e simplificado. SIMULAÇÃO - Hoje, é possível concluir o negócio em até 15 dias, a contar da data de entrega de todos os documentos na agência. Para facilitar a consulta dos futuros mutuários, a Caixa dispõe de uma página eletrônica (www.caixa.gov.br) com informações sobre os documentos necessários para cada tipo de operação. Além disso, o site possui um simulador no qual o interessado pode informar que tipo de financiamento ele deseja, o valor, a cidade e alguns dados pessoais. Em alguns segundos, o candidato toma conhecimento das modalidades de crédito existentes para sua situação, valores financiados, quanto precisa para a entrada, prazo para pagamento e valor das prestações.