Lideranças políticas e empresariais vão a Brasília para confirmar união regional pelo Contorno Leste

14/12/2023 17h42 | por Assessoria Parlamentar

"A decisão sobre o Contorno Leste é política. Por isso precisamos unir forças e deixar claro que a obra tem o apoio de todos. Não há impedimento técnico, é totalmente viável colocar o Contorno Leste nas concessões, de preferência no Lote 3 que abrange mais rodovias na nossa região", comentou o deputado estadual Tercilio Turini.Créditos: Henrique Campinha/SRP

Lideranças políticas e empresariais da região querem agendar reunião em Brasília com o ministro da Infraestrutura Renan Filho, ainda em dezembro, para reforçar o apoio pela inclusão do Contorno Leste de Londrina nas concessões de rodovias do Paraná. A intenção é mobilizar prefeitos, deputados estaduais, federais e representantes de entidades do setor produtivo para confirmar a união da comunidade regional e ter uma posição definitiva do governo federal sobre a obra de ligação rodoviária da PR 445 até a BR 369.

A decisão de formar a comitiva foi tomada hoje de manhã após o encontro dos quatro deputados estaduais da região de Londrina com dirigentes de entidades, para prestação de contas das atividades parlamentares. "A decisão sobre o Contorno Leste é política. Por isso precisamos unir forças e deixar claro que a obra tem o apoio de todos. Não há impedimento técnico, é totalmente viável colocar o Contorno Leste nas concessões, de preferência no Lote 3 que abrange mais rodovias na nossa região", comentou o deputado estadual Tercilio Turini.

Ele ressaltou que o ministro Renan Filho já sinalizou favoravelmente ao Contorno Leste e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) sabe da importância do eixo rodoviário para o fortalecimento da malha de transporte e o desenvolvimento regional. "Precisamos com urgência da palavra final do Ministério de Infraestrutura porque o edital do Lote 3 deve ser encaminhado em breve para avaliação do Tribunal de Contas da União. Se não for ainda em dezembro, vai em janeiro. O tempo está correndo e não podemos perder essa oportunidade de garantir o Contorno Leste", afirmou o deputado.

Tercilio Turini destacou o empenho da deputada Cloara Pinheiro, dos deputados Cobra Repórter e Tiago Amaral, do prefeito Marcelo Belinati, prefeitos da Amepar, vereadores e representantes do setor produtivo. "Existe consenso sobre a relevância da obra. É normal uma certa preocupação em relação à tarifa do pedágio, mas o ministro Renan Filho falou que estudos apontam impacto de apenas vinte centavos (R$ 0,20). É muito importante irmos a Brasília o quanto antes para garantir o Contorno Leste e esclarecer todas as dúvidas", afirmou Tercilio Turini.

No encontro de prestação de contas, na Sociedade Rural do Paraná, os quatros deputados informaram que há grande expectativa de o Governo do Estado anunciar em janeiro a regulamentação da lei ICMS Paraná Inovador, que concede benefícios fiscais a empresas de matriz tecnológica. É um suporte tributário que o setor empresarial aguarda há muitos anos para fortalecer o segmento de tecnologia da informação (TI) em Londrina. Existe a possibilidade de o governador Ratinho Junior assinar em Londrina o decreto que regulamenta a lei.

O evento Prestação de Contas com Deputados de Londrina e Região é uma realização da Sociedade Rural, ACIL, CEAL, FIEP, Sebrae. Sescap LDR, Sincoval, Sindimetal, Sinduscon, TI Paraná e UTFPR, que integram o Núcleo de Desenvolvimento Empresarial de Londrina.