Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Líderes têm 48 horas para indicar membros que irão compor CEI da Usina de Maúa

Créditos: Thaís Faccio - Foto: Nani Gois/ ALEP
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdir Rossoni (PSDB), solicitou durante sessão desta segunda-feira (11) para que os líderes partidários indiquem, dentro de 48 horas, os membros que irão compor a Comissão Especial de Investigação (CEI) da Usina Hidrelétrica de Mauá. A CEI, proposta pelo deputado Rasca Rodrigues (PV), irá analisar o cumprimento dos fatores condicionantes estabelecidos na licença ambiental para a instalação da usina.
A Comissão terá sete parlamentares, divididos de acordo com a representatividade partidária, sendo dois do PMDB, um do PSDB, um do DEM, um do PT, um do bloco PSB/PSC/PRB e um do bloco PP/PV/PTB/PSL. A CEI, que deve começar seus trabalhos após o recesso parlamentar, terá prazo de 90 dias – prorrogáveis por sua metade – para esclarecimentos de dúvidas em relação às obras e apresentação de um relatório final. Rasca Rodrigues, que era secretário de Estado do Meio Ambiente na época do encaminhamento do processo de licença ambiental da UHE de Mauá, tem manifestado preocupação em relação a denúncias que apontam o não cumprimento de uma série de termos estabelecidos com o Instituto Ambiental do Paraná (IAP). “Eu dei a licença para a construção desta usina e não estou vendo o cumprimento de uma série de itens acordados, especialmente em relação aos assentamentos”, disse.
Tibagi – A obra da Usina Hidrelétrica Mauá, a maior em andamento no Paraná, está sendo construída no rio Tibagi, entre Telêmaco Borba e Ortigueira. A casa de força ficará na margem direita do Tibagi, no município de Telêmaco Borba, perto da foz do Ribeirão das Antas, no local conhecido como Poço Preto. Cerca de 90% da obra já foi concluída. A previsão é de que os equipamentos estejam funcionando até o final do ano. A potência instalada total da hidrelétrica será de 361 MW, energia suficiente para atender a cerca de um milhão de pessoas. A usina está sendo construída em conjunto com a Eletrosul Centrais Elétricas, por meio do Consórcio Energético Cruzeiro do Sul.

 
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação