Luta por desconto sem aporte permitiu reduzir o pedágio, considera deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD)

25/08/2023 17h16 | por Assessoria Parlamentar
“Nosso objetivo sempre foi ter a menor tarifa possível. Batemos em todas as portas das autoridades federais para defender o interesse dos usuários", observou Romanelli.

“Nosso objetivo sempre foi ter a menor tarifa possível. Batemos em todas as portas das autoridades federais para defender o interesse dos usuários", observou Romanelli.Créditos: Valdir Amaral/Alep

“Nosso objetivo sempre foi ter a menor tarifa possível. Batemos em todas as portas das autoridades federais para defender o interesse dos usuários", observou Romanelli.

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) afirmou que a luta para ampliar a curva de aporte financeiro nas concessões de rodovias do Paraná permitiu um desconto 18,25% sobre as tarifas-base dos pedágios do Lote 1. Apenas dois concorrentes se habilitaram para disputar o leilão do trecho realizado na B3 nesta sexta-feira (25). O consórcio vencedor é liderado pelo grupo de investimentos Pátria, de São Paulo.

“Nosso objetivo sempre foi ter a menor tarifa possível. Batemos em todas as portas das autoridades federais para defender o interesse dos usuários. Travamos uma longa batalha contra mecanismos que pressionavam para cima os preços do pedágio, como era o caso da outorga, que foi derrotada, e esse aporte financeiro, que começava em 1% de deságio. Defendemos uma curva maior e conseguimos chegar numa equação de 18% sem aporte. Foi este o percentual vencedor do primeiro leilão de rodovias do Paraná”, observou Romanelli.

Romanelli estima que, com o deságio ofertado no Lote 1, o preço dos novos pedágios para veículos leves e por eixo de caminhão seriam hoje de R$ 8,37, na praça de São Luiz do Purunã, a R$ 11,02, na unidade de cobrança da Lapa. Em Irati, o preço deve ficar em R$ 9,83, em Imbituva em R$ 9,65 e em Porto Amazonas em R$ 10,53. Os valores, explica o deputado, foram calculadas com a aplicação do IPCA de outubro de 2021 até junho de 2023. Mas a tarifa efetiva será atualizada pela inflação e divulgada até 60 dias antes do início da cobrança.

Lote 1

O Lote 1, tem 473 quilômetros de extensão e abrange trechos das BRs 277, 373, 376 e 476 e das PRs 418, 423 e 427, que cortam o Centro-Sul, os Campos Gerais e a Região Metropolitana de Curitiba. “É o filé-mignon das concessões do Paraná, por ser o mais rentável. A praça de São Luiz do Purunã, por exemplo, absorve praticamente todo o tráfego de veículos que circulam entre Curitiba e o Interior do Estado”, afirma Romanelli.

Na avaliação do deputado, a sociedade precisa continuar mobilizada em relação aos demais lotes. “O resultado do Lote 1 mostra a importância de nos manter mobilizados, seja na Assembleia Legislativa ou como sociedade. Este é apenas o primeiro leilão e vamos continuar nossa luta para que os demais lotes tenham preços reduzidos. Isso é fundamental para estimular o desenvolvimento socioeconômico de todo o Estado e atender ao interesse dos paranaenses”, considerou Romanelli.

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