O médico neurologista e psicoterapeuta Mário Márcio Negrão, nascido no Rio de Janeiro, recebeu, no fim da tarde, desta terça-feira (25), no Plenário da Assembleia Legislativa, o título de Cidadão Honorário do Paraná. A homenagem foi uma iniciativa do deputado Plauto Miró (DEM), 1º secretário da Casa. Ele diz que os trabalhos prestados pelo médico à população do estado justificam a honraria.
(Sonora)
Para o Dr. Mário Negrão, uma grande alegria ser, por meio da Assembleia Legislativa, considerado cidadão paranaense.
(Sonora)
Mário Negrão estudou Medicina em Minas gerais, na Universidade Federal do Triângulo Mineiro, onde se formou em 1972. Ele também é mestre em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná. A residência foi em Neurologia, na Inglaterra, onde também trabalhou por um período. De volta ao Brasil, no ano de 1977, começou a dar aulas no setor de Morfologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Como especialista em Neurologia pela Associação Médica Brasileira, no ano de 1980, passou a atuar no Departamento de Propedêutica Médica da Federal, após ser aprovado em um concurso público. Mais tarde se especializou em terapia familiar, na área de Psicologia Comportamental-Cognitiva.
O presidente Ademar Traiano (PSDB), que participou da homenagem ao médico, lembra de uma história contada por Mário Negrão, de que adotou o Paraná antes mesmo de conhecer o estado.
(Sonora)
Mário Negrão atualmente integra entidades reconhecidas nacional e internacionalmente na área, como a Associação Brasileira de Psicoterapia e a Associação Brasileira de Psiquiatria.
E não para. No momento é aluno de doutorado em Políticas Públicas Educacionais na Universidade Tuiuti do Paraná, além de colunista do Jornal Bom Dia Paraná, da RPC, às segundas-feiras.
Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.